Biscoitos de laranja e noz-pecã

    Biscoitos de laranja e noz-pecã

    7pessoas já guardaram
    2horas25mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Estes são biscoitos de “cortar e assar” — a massa pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira. Assim, toda vez que vier a vontade, você simplesmente corta a massa em rodelas, coloca em cima metade de uma noz-pecã e assa.

    Ingredientes
    Rende: 24 biscoitos

    • 55 g de farinha de trigo integral, e mais um pouco para amassar
    • 55 g de farinha de trigo com fermento
    • 85 g de açúcar mascavo
    • 55 g de farinha de arroz
    • 30 g de nozes-pecãs, picadas
    • Raspas da casca de uma laranja
    • 4 colheres (sopa) de óleo de girassol
    • 1 ovo grande
    • 24 metades de noz-pecã, para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 10mins  ›  Tempo adicional:2horas na geladeira  ›  Pronto em:2horas25mins 

    1. Numa tigela, coloque a farinha de trigo integral e a farinha de trigo com fermento, o açúcar, a farinha de arroz, as nozes-pecãs picadas e as raspas de laranja, e misture bem.
    2. Num recipiente pequeno, com um garfo, bata o óleo e o ovo. Adicione os ingredientes líquidos aos secos, misturando com o garfo até obter uma massa.
    3. Numa superfície enfarinhada, trabalhe suavemente a massa até que fique lisa. Enrole-a, formando um rolo de cerca de 30 cm de comprimento. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por duas horas. (A massa pode ser mantida na geladeira por 2 a 3 dias, antes de ser fatiada e assada.)
    4. Preaqueça o forno a 180ºC. Desembrulhe o rolo de massa e, se necessário, remodele-o com delicadeza.
    5. Com uma faca bem afiada, corte o rolo em 24 fatias redondas. Arrume as rodelas em dois tabuleiros antiaderentes, deixando espaço entre elas. Em cima de cada uma, coloque metade de uma noz-pecã, pressionando levemente.
    6. Asse os biscoitos por cerca de 10 minutos ou até que estejam firmes ao toque e ligeiramente dourados. Transfira-os para uma grade para que esfriem completamente. Os biscoitos podem ser guardados num recipiente hermético por até 5 dias.

    Comer faz bem!

    • Como todas as outras nozes, a noz-pecã é rica em gordura — até 70 g por 100 g —, porém muito pouco deste total é de gordura saturada; a maior parte é composta de gordura poliinsaturada. A noz-pecã também contém grande quantidade de vitamina E. • O óleo de girassol é um dos óleos vegetais mais usados, graças ao seu sabor suave, funcionando muito bem em biscoitos e similares no lugar de gorduras saturadas, como a manteiga. É, em especial, uma excelente fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante. Gorduras poliinsaturadas, como as existentes no óleo de girassol, ficam rançosas mais facilmente do que gorduras saturadas, no entanto o teor de vitamina E ajuda a evitar isso.

    Cada biscoito fornece

    ✓✓ E * ✓ cobre

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas