Batatinha assada com salmão defumado e endro fresco

    Batatinha assada com salmão defumado e endro fresco

    20pessoas já guardaram
    2horas


    5 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: As batatas com casca são normalmente fritas, mas ficam crocantes e saborosas quando pinceladas com uma mistura de azeite de oliva e manteiga, e depois levadas ao forno. Nesta receita, as batatas recebem o recheio de queijo alouette natural com ervas, salmão defumado e endro, compondo um lanche especial e nutritivo.

    Ingredientes
    Rende: 8 porções

    • 8 batatas pequenas próprias para assar, cerca de 200 g cada
    • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 20 g de manteiga
    • 125 g de salmão defumado
    • 1 colher (sopa) de suco de limão
    • 150 g de queijo alouette natural®
    • 1 colher (sopa) de alcaparras, escorridas e picadas
    • 2 colheres (sopa) de endro fresco, picado
    • Sal e pimenta-do-reino
    • Raminhos de endro fresco para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:45mins  ›  Cozimento: 1hora15mins  ›  Pronto em:2horas 

    1. Preaqueça o forno a 200ºC. Lave bem as batatas, escovando-as, e seque-as em toalha de papel. Use espetos metálicos para firmá-las — esse procedimento ajudará a cozinhá-las mais rapidamente. Pincele a casca das batatas com uma colher de sopa de azeite e polvilhe um pouco de sal. Arrume-as num tabuleiro e asse por 1 a 1¼ hora ou até ficarem macias.
    2. Retire as batatas dos espetos e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Retire um pouco da polpa, deixando, perto da casca, uma camada de batata de cerca de 1 cm. (Use a polpa de batata retirada para fazer bolinhos de peixe ou para um escondidinho.) Corte cada pedaço ao meio, no sentido do comprimento, e coloque-os, com a polpa para cima, num tabuleiro grande e limpo.
    3. Derreta a manteiga com a colher de sopa de azeite de oliva restante e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Delicadamente pincele essa mistura na polpa das batatas com a casca. Leve novamente ao forno e asse por mais 12 a 15 minutos ou até as batatas ficarem douradas e crocantes.
    4. Enquanto isso, corte o salmão em tiras finas e borrife-o com o suco de limão. Misture numa tigela o queijo alouette, as alcaparras e o endro picado, juntando, em seguida, o salmão.
    5. Deixe as cascas de batata esfriarem por 1 a 2 minutos e depois recheie cada uma com um pouco do recheio de salmão e queijo alouette®. Decore cada uma com um raminho de endro fresco e sirva ainda quente.

    Comer faz bem!

    • Assar batatas com a casca ajuda a reter suas vitaminas e minerais — muitos nutrientes se encontram junto à casca. Comer a casca também aumenta a ingestão de fibras alimentares. * • O salmão é um peixe gorduroso e uma fonte importante do ácido graxo essencial ômega-3, um tipo de gordura poliinsaturada que ajuda a proteger contra doenças do coração. Defumar o salmão não destrói os óleos benéficos. * • Alcaparras — botões, em conserva, de um arbusto típico do sul da Europa — são comumente usadas para adicionar um sabor azedo-salgado e podem reduzir a necessidade de sal num prato.

    Cada porção fornece

    ✓ B1, B6, C, folato, niacina, potássio

    Histórico

    Avaliações (3)

    Avaliado por:
    0

    - 16 mai 2011

    Avaliado por:
    0

    Usei outros ingredientes. usei peixe espada, não confundam com o marlin. Ficou realmente muito bom. - 16 mai 2011

    Avaliado por:
    0

    isso deve ficar bom!!! vou testar... e depois eu digo - 19 abr 2011

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas