Batatas assadas recheadas

    Batatas assadas recheadas

    9pessoas já guardaram
    1hora35mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Nesta receita, a batata assada é um alimento delicioso e que não precisa de grandes quantidades de manteiga e queijo. O recheio vegetariano combina cogumelos e abobrinhas marinados.

    Ingredientes
    Rende: 4 porções

    • 4 batatas grandes, cada uma com cerca de 300 g
    • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • 200 g de champignons pequenos, com cerca de 5 cm de diâmetro
    • 1 abobrinha grande, com aproximadamente 170 g, cortada em rodelas
    • 1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto
    • 1 colher (chá) de mostarda Dijon
    • 4 colheres (sopa)de salsinha picada
    • Sal e pimenta-do-reino

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 1hora15mins  ›  Pronto em:1hora35mins 

    1. Preaqueça o forno a 200ºC. Insira um espeto de metal em cada batata ou arrume-as em uma grade própria para assar batatas. (O espeto ajuda a conduzir o calor pelo centro, fazendo com que assem mais rápido.) Coloque as batatas diretamente na grade do forno e asse por 1 ¼ hora ou até que estejam macias.
    2. Prepare o recheio de abobrinha e champignons assim que levar as batatas ao forno, para dar tempo de mariná-lo. Como alternativa, ele pode ser feito um pouco antes de as batatas ficarem prontas, sendo servido quente. Aqueça uma grelha grande ou uma frigideira. Adicione metade do azeite e refogue os champignons e a abobrinha por 10-15 minutos ou até que estejam bem dourados e macios, e tenham liberado seus sucos.
    3. Transfira os legumes para uma tigela com o líquido do cozimento e adicione o restante do azeite, o vinagre e a mostarda. Tempere a gosto, misture bem e deixe marinar até que as batatas estejam prontas.
    4. Abra as batatas assadas, mantendo-as unidas na base. Acrescente a salsinha aos legumes marinados e recheie as batatas com essa mistura. Sirva imediatamente.

    Comer faz bem!

    • As batatas são excelente fonte de vitamina C, especialmente quando cozidas com casca, pois a vitamina se concentra logo abaixo desta. Uma batata recém-colhida pode chegar a conter dez vezes mais vitamina C do que uma batata que ficou estocada.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ C * ✓✓ B1, B6, folato, potássio * ✓ A, E, niacina, cobre, ferro

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas