Bara brith

    Bara brith

    6pessoas já guardaram
    6horas25mins


    2 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Este popular pão galês — o nome significa “pão manchado” — é normalmente preparado por padeiros com massa levedada e, em casa, pelo método de crescimento rápido. Deixar as frutas de molho no chá torna este pão macio e úmido. Sirva-o cortado em fatias grossas, com manteiga ou queijo cremoso.

    Ingredientes
    Rende: 12 porções

    • 2 saquinhos de chá preto
    • 330 ml de água fervente
    • 225 g de frutas secas diversas
    • 170 g de farinha de trigo branca com fermento
    • 170 g de farinha de trigo integral com fermento
    • 1 colher (chá) de fermento em pó
    • 1 colher (chá) de temperos variados em pó, como canela, gengibre e cravo
    • 55 g de açúcar mascavo
    • 1 ovo, batido

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 1hora15mins  ›  Tempo adicional:5horas de molho  ›  Pronto em:6horas25mins 

    1. Coloque os saquinhos de chá numa jarra à prova de calor e despeje ali a água fervente. Mexa e deixe em infusão por 3 a 4 minutos. Ponha as frutas secas numa tigela. Retire os saquinhos da jarra, espremendo-os, e derrame o chá sobre as frutas. Cubra e deixe de molho por pelo menos 5 horas ou de um dia para o outro.
    2. Preaqueça o forno a 160°C. Unte e forre uma forma para pão (forma de bolo inglês) com capacidade para 900 g. Numa tigela, peneire as farinhas de trigo branca e integral, o fermento em pó e os condimentos, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o açúcar.
    3. Adicione as frutas que ficaram de molho, inclusive todo o líquido que restar na tigela, e o ovo batido. Misture ligeiramente o ovo com as frutas e vá incorporando os ingredientes secos até misturar tudo. A massa deve estar mole o bastante para se desprender facilmente da colher. Acrescente mais 2 ou 3 colheres de chá de água quente, se necessário.
    4. Com uma colher, transfira a massa para a forma já preparada e espalhe-a uniformemente. Asse por cerca de 1¼ hora ou até o pão estar firme e crescido, rachado no meio e dourado na superfície. Se o pão parecer muito escuro depois de 20 minutos de cozimento, cubra-o folgadamente com papel-alumínio.
    5. Deixe esfriar na forma por cerca de 5 minutos e depois transfira-o para uma grade metálica até esfriar completamente. Este pão fica muito saboroso quando consumido 1 a 2 dias depois de preparado. Conserva-se por cerca de 5 dias num saco plástico em local arejado.

    Cada fatia fornece

    ✓ B1, B6, cobre, ferro, selênio

    Comer faz bem!

    • A maioria dos carboidratos das frutas secas encontra-se na forma de açúcares, porém, ao contrário do açúcar refinado, as frutas secas vão além de apenas adoçar — são uma fonte valiosa de fibras e de muitos outros nutrientes. Incluir uma boa quantidade de frutas secas neste pão significa que ele contém bem menos açúcar que os similares encontrados no comércio. E possui uma quantidade mínima de gordura.

    Dicas e sugestões

    • Varie o sabor do pão usando tipos diferentes de chá ou apenas um tipo de frutas secas. Por exemplo, experimente uvas-passas imersas em chá preto ou chá de rosas. Exclua a mistura de temperos a fim de evitar que estes se sobreponham aos sabores delicados desses chás.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas