Entrar Cadastre-se

Baklava de frutas e pistache

Sobre a receita: Esta é uma versão atualizada desse doce grego tradicional, preparado com massa folhada recheada de tâmaras, manga desidratada e pistache com canela. Embora esta baklava contenha menos gordura e mel que o usual, é definitivamente um quitute doce que todos adoram.

Allrecipes

Ingredientes
Rende: 20 porções

  • 60 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
  • 90 g de manga desidratada, bem picada
  • 90 g de tâmaras secas sem caroço, bem picadas
  • 120 g de pistache, bem picado
  • 1½ colher (chá) de canela em pó
  • 8 colheres (sopa) de mel claro
  • 20 folhas de massa filo, cerca de 18 x 30 cm cada
  • 4 colheres (sopa) de suco de laranja

Modo de preparo
Preparo:40mins  ›  Cozimento: 25mins  ›  Pronto em:1hora5mins 

  1. Numa panela pequena, aqueça a manteiga e o óleo em fogo baixo até que a manteiga derreta e os dois se misturem. Retire a panela do fogo e reserve. Numa tigela, misture a manga e as tâmaras, o pistache, a canela e 4 colheres de sopa de mel. Reserve.
  2. Preaqueça o forno a 220ºC. Unte ligeiramente um tabuleiro raso de 18 x 28 cm com um pouco da mistura de óleo e manteiga derretida.
  3. Coloque uma folha da massa na base do tabuleiro, subindo pelos lados, se necessário, e pincele com pouco da mistura de manteiga e óleo. Coloque mais 4 folhas da massa, pincelando cada uma com um pouco da mistura de óleo e manteiga. Espalhe 1/3 do recheio de frutas.
  4. Repita mais 2 vezes as camadas de folhas de massa e de recheio. Por cima da última camada de frutas, ponha as 5 folhas de massa restantes, pincelando cada uma com um pouco de manteiga derretida com óleo. Apare as bordas da massa para que caibam no tabuleiro.
  5. Com a ponta de uma faca afiada, marque a parte superior da massa, dividindo-a em 20 quadrados. Asse por 15 minutos, depois reduza a temperatura do forno para 180ºC. Asse por mais 10 a 15 minutos ou até a massa ficar crocante e dourada.
  6. Enquanto isso, numa panela pequena, aqueça em fogo baixo as 4 colheres de sopa restantes de mel com o suco de laranja até se misturarem, mexendo constantemente.
  7. Quando o doce estiver pronto, retire do forno e despeje uniformemente a mistura de mel com laranja por toda a superfície. Deixe esfriar no tabuleiro. Quando estiver frio, para servir, corte seguindo os quadrados previamente delineados.

Comer faz bem!

• Em 100 g de massa folhada há apenas 2 g de gorduras e 275 kcal, ao passo que o mesmo peso de massa podre contém 29 g de gorduras e 449 kcal. * • O açúcar das frutas fica concentrado na fruta desidratada, portanto não é necessário adicionar açúcar neste recheio. Frutas secas também são uma fonte significativa de fibra alimentar.

Cada quadradinho fornece

✓✓ E * ✓ cobre

Receitas parecidas

Avaliações (0)

Escreva sua avaliação

Dê sua nota com estrelas

Mais categorias