Arroz com queijo e aspargos

    Arroz com queijo e aspargos

    4pessoas já guardaram
    45mins


    Seja o primeiro a fazer essa receita!

    Sobre a receita: Este é um prato vegetariano bonito e fácil de preparar. Cozinha-se o arroz no caldo, depois mistura-se com ervilha, aspargos e queijo, levando ao forno em travessas individuais. Use o queijo cheddar para obter um sabor mais forte — uma pequena porção rende bastante. O acompanhamento perfeito é uma salada de tomate.

    Ingredientes
    Rende: 4 porções

    • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
    • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
    • 300 g de arroz-agulha ou basmati
    • 600 ml de caldo de legumes
    • 150 g de ervilhas congeladas
    • 150 g de aspargos, cortados em pedaços de 5 cm
    • 3 ovos
    • 100 g de queijo cheddar maturado, ralado
    • ¼ de colher (chá) de pimenta-calabresa em flocos
    • Sal e pimenta-do-reino

    Modo de preparo
    Preparo:25mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:45mins 

    1. Primeiro prepare 4 travessas refratárias individuais com capacidade para 360 ml cada. Unte-as ligeiramente com a manteiga derretida e polvilhe com a farinha de rosca, cobrindo o fundo e as laterais. Preaqueça o forno a 190ºC.
    2. Ponha o arroz numa panela de tamanho médio, despeje por cima o caldo e deixe ferver. Baixe o fogo, tampe bem a panela e deixe cozinhar por 5 minutos, sem mexer.
    3. Destampe a panela, junte as ervilhas e os aspargos, e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por mais 5 minutos.
    4. Retire a panela do fogo. Mexa, tampe novamente e deixe o arroz e os legumes repousarem por 5 a 7 minutos.
    5. Misture os ovos e o queijo numa tigela. Acrescente a pimenta-malagueta e sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com o garfo. Junte essa mistura ao arroz e mexa com cuidado até combinar tudo.
    6. Divida a mistura de arroz entre as 4 travessas. Coloque-as num tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos até ficarem firmes e, a superfície, dourada e crocante. Sirva quente.

    Dicas e sugestões

    • Em vez de ervilha, use milho verde, favas ou legumes mistos congelados. * • Para preparar um arroz com pimentão e tomate, cozinhe o arroz em 600 ml de suco de tomate com uma pitada de molho de pimenta, no lugar do caldo, excluindo as ervilhas e os aspargos. Enquanto o arroz cozinha, refogue em 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo e 1 pimentão verde, sem sementes e cortados em fatias finas, com 1 dente de alho amassado. Divida os pimentões entre as 4 travessas individuais ou espalhe-os no fundo de uma travessa refratária com capacidade de 1,5 litro, untada e polvilhada com farinha de rosca. Misture os ovos ao arroz cozido e junte 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada e temperos a gosto (exclua o queijo cheddar). Ponha o arroz por cima dos pimentões e espalhe 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora. Asse como na receita principal.

    Comer faz bem!

    • O arroz é o grão cereal mais importante do mundo. É fonte de proteína e da maioria das vitaminas do complexo B, bem como de carboidratos complexos. * • O aspargo é uma ótima fonte de muitas vitaminas do complexo B, em especial o folato. O folato não apenas ajuda a prevenir defeitos de nascença, como espinha bífida, mas, se for consumido em quantidades suficientes no início da gravidez, também pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ B12 * ✓✓ A, folato, cálcio, zinco * ✓ B1, B2, C, E, niacina, cobre, ferro, selênio

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas