Abóbora-moranga assada com cebola roxa e sálvia

    Abóbora-moranga assada com cebola roxa e sálvia

    12pessoas já guardaram
    1hora


    9 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: A abóbora-moranga é um acompanhamento versátil e fácil de preparar para todos os tipos de pratos principais, bem como outras espécies de abóbora, que podem ser usadas nesta receita: abóbora-baiana e mogango são alguns exemplos.

    Ingredientes
    Rende: 4 porções

    • 1 abóbora-moranga pequena, com cerca de 1,6 kg, descascada, sem sementes e cortada em cubos
    • 2 cebolas roxas, cortadas em gomos
    • 4 dentes de alho, cortados em fatias finas
    • 3 colheres (sopa) de sálvia fresca picada
    • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    • Sal e pimenta-do-reino

    Modo de preparo
    Preparo:25mins  ›  Cozimento: 35mins  ›  Pronto em:1hora 

    1. Preaqueça o forno a 220ºC. Forre um tabuleiro com uma folha grande de papel-alumínio. Arrume a abóbora e as cebolas no centro do papel. Como alternativa, prepare 4 folhas de papel-alumínio e asse a abóbora em envelopes individuais.
    2. Espalhe o alho e a sálvia sobre a abóbora e regue com o azeite. Tempere a gosto. Dobre o papel-alumínio de modo a envolver a abóbora e, em seguida, junte as pontas e feche bem, formando um envelope.
    3. Leve ao forno por 30 minutos, depois abra o(s) envelope(s) e asse por mais 5 minutos, ou até que a abóbora esteja macia e começando a dourar. Sirva quente.

    Dicas e sugestões

    • Para fazer um lanche ou refeição rápida substancial, misture à abóbora cozida 200 g de queijo feta cortado em cubos. Abra ao meio um pão ciabatta e depois corte cada banda em duas, na horizontal. Torre levemente os lados cortados do pão, arrume a mistura de abóbora sobre eles e grelhe por cerca de 5 minutos, ou até dourar. Sirva quente acompanhado de salada verde. • Experimente tomilho fresco, orégano ou alecrim no lugar da sálvia. Todos combinam bem com o sabor adocicado da abóbora.

    Comer faz bem!

    • A abóbora, além de deliciosa, é boa fonte de fibras e de vitamina B1. • As cebolas e o alho não são valiosos apenas na cozinha; eles têm sido usados ao longo da história como remédios para todos os males. Pesquisas recentes sugerem que eles podem ajudar a reduzir o nível de colesterol no sangue e, assim, diminuir o risco de doenças cardíacas.

    Cada porção fornece

    ✓✓✓ A, C, E * ✓✓ B1 * ✓ folato, cálcio

    Histórico

    Avaliações (1)

    Avaliado por:
    1

    uma delicia!!! - 19 jan 2011

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas