Focaccia de tomate seco

    Focaccia de tomate seco

    4pessoas já guardaram
    1hora15mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Focaccia é um pão italiano feito com azeite de oliva extravirgem, ficando muito saboroso. Essa versão inclui tomates secos na massa.

    Ingredientes
    Rende: 1 pão

    • 450 g de farinha de trigo branca para pão
    • 1 colher (chá) de sal
    • 7 g de fermento biológico seco instantâneo
    • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
    • 300 ml de água morna
    • 4 tomates secos bem picados
    • ½ colher (chá) de sal grosso

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 15mins  ›  Tempo adicional:45mins descansando  ›  Pronto em:1hora15mins 

    1. Numa tigela grande, coloque a farinha de trigo, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, a água morna e os tomates secos picados. Usando uma colher de pau no início e depois as mãos, misture, aos poucos, a farinha com o azeite e a água, para formar uma massa mole e ligeiramente pegajosa.
    2. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Mantenha a massa em movimento, virando-a, socando-a e dobrando-a para evitar que grude. Salpique a superfície com um pouco mais de farinha, se necessário, mas tente não acrescentar muita farinha, pois isso ressecaria a massa.
    3. Modele a massa como uma bola e coloque-a num tabuleiro untado. Depois, abra-a com um rolo ou com as mãos, formando um círculo de cerca de 21 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Cubra-a folgadamente com um pano de prato limpo, prendendo as pontas embaixo do tabuleiro. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 45 minutos ou até ter dobrado de espessura.
    4. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230°C. Descubra a massa. Ponha um pouco de água morna numa xícara, mergulhe os dedos nessa água e pressione a massa já crescida, a fim de formar marcas profundas na superfície; molhe os dedos todas as vezes que tocar a massa, a fim de conferir umidade à superfície do pão. Pincele-a com a colher de sopa de azeite de oliva extravirgem restante e salpique sal grosso.
    5. Asse a focaccia por cerca de 15 minutos ou até que fique dourada. Transfira-a para uma grade metálica e deixe esfriar por 15 minutos. Depois, enrole-a num pano de prato limpo para amaciar a crosta. Sirva-a morna ou espere esfriar completamente. Conserva-se num saco de plástico por até 2 dias.

    Comer faz bem!

    • O azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada, que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue. * • Embora a focaccia tenha um pouco mais de gordura que outros tipos de pão, sua textura úmida permite que seja comida sozinha, sem manteiga ou outros produtos gordurosos.

    Dicas e sugestões

    • Para preparar focaccias individuais, divida a massa em 8 porções. Achate cada porção, formando um círculo de cerca de 10 cm de diâmetro. Esses pãezinhos crescem entre 30 e 45 minutos e assam em 10 a 15 minutos.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas