Massa folhada

    Massa folhada

    19pessoas já guardaram
    2horas


    28 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Essa massa folhada é fácil de fazer e fica muito boa. Eu uso uma mistura de farinha para pão, farinha branca comum e maisena sa folhada clássica tem cerca de mil camadas separadas de manteiga e massa. Já a massa folhada surpresa não cresce tanto. Mas, com certeza, é mais fácil de fazer em casa!

    Ingredientes
    Rende: 24 porções

    • 17 1/2 colheres (sopa) (140 g) de farinha de trigo (1 xícara + 1 1/2 colher de sopa)
    • 2 1/2 colheres (sopa) de maisena
    • 3 3 /4 xícaras (515 g) de farinha de pão
    • 1 1/2 colher (chá) de sal
    • ¼ de xícara de açúcar
    • 1 1/4 xícara (285 g)de manteiga fria, cortada em pedaços correspondentes a colheres de sopa
    • 1 1/4 xícara (300 ml) de água fria
    • 1 1/2 colher (chá) de suco de limão

    Modo de preparo
    Preparo:1hora  ›  Tempo adicional:1hora na geladeira  ›  Pronto em:2horas 

    1. Em uma tigela grande, peneire a farinha com a maisena duas vezes. Misture a farinha de pão, o sal e o açúcar. Acrescente os pedaços de manteiga e mexa de modo a cobri-los com farinha. Mistue a água fria com o suco de limão e depois misture-os aos ingredientes secos de modo a umedecê-los por completo. Junte a massa no formato de uma bola.
    2. Em uma superfície ligeiramente enfarinhada, abra a massa no formato de um retângulo de 1,5 cm de espessura, aproximadamente. Mantenha as bordas no formato de quadrados, o máximo possível. A aparência da massa será horrível, mas não se preocupe, ela irá se moldar. Dobre a massa em três partes, como uma carta comercial. Depois, embrulhe-a em filme plástico. Leve-a à geladeira por 30 minutos, no mínimo.
    3. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e gire-a em um ângulo de 90 graus a partir da última vez que você a abriu. Volte a abri-la no formato de um retângulo e dobre-a em três partes. Se a massa ainda estiver fria e maleável, gire-a mais uma vez antes de abri-la. Depois, dobre-a em três partes. Ou, então, leve-a à geladeira por 30 minutos antes de continuar. Termine abrindo a massa até chegar ao tamanho de um tabuleiro. Coloque-a em um, levemente enfarinhado, e embrulhe-a em filme plástico. Depois, leve-a à geladeira por 30 minutos, no mínimo, antes de usá-la.
    4. Para usar essa massa, abra-a até obter 0,65 cm de espessura. Em seguida, com uma faca afiada, corte-a nos formatos desejados. Use-a conforme a indicação das receitas que solicitam massa folhada ou algo do gênero. Recheie com o que quiser. Depois, em um forno preaquecido a 200 graus, asse a massa já recheada até crescer e dourar.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas