Rosbife ao molho de vinho do Porto

    Rosbife ao molho de vinho do Porto

    13pessoas já guardaram
    1hora45mins


    1118 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: O molho de vinho do Porto leva algum tempo para ficar pronto, mas vale a pena fazê-lo. Esse é um bom prato para oferecer num jantar e você pode dobrar a receita sem problemas. A minha sugestão é servir o rosbife com salada verde e legumes cozidos.

    Ingredientes
    Serve: 6 

    • 350 g de cebola-roxa sem casca e cortada ao meio
    • 1 1/2 colher (sopa)de azeite
    • Sal e pimenta-do-reino a gosto
    • 3 xícaras (760 ml) de caldo de carne
    • 3/4 xícara (180 ml) de vinho do Porto
    • 1 1/2 colher (chá) de extrato de tomate
    • 1 peça (1 kg) de filé mignon, limpo
    • 1 colher (chá) de tomilho seco
    • 3 fatias de bacon, cortadas em cubos
    • 3 colheres (sopa) (45 g) de manteiga, dividida
    • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
    • 4 raminhos de agrião para enfeitar

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 1hora30mins  ›  Pronto em:1hora45mins 

    1. Preaqueça o forno a 190 ºC. Em uma forma de 23 cm para torta, coloque a cebola-roxa e misture-a com o azeite, deixando-a bem coberta pelo o azeite. Tempere com sal e pimenta. Leve a cebola ao forno, mexendo de vez em quando, até que esteja corada e macia, cerca de 30 minutos.
    2. Em uma panela grande, misture o caldo de carne e o vinho do Porto. Leve ao fogo para que o molho ferva. Cozinhe o molho em fogo alto até que ele tenha reduzido pela metade, cerca de 30 minutos. Misture o extrato de tomate. Reserve.
    3. Seque a carne com um pedaço de papel toalha e em seguida salpique o tomilho, o sal e a pimenta. Em uma panela grande e que possa ir ao forno, doure o bacon em fogo médio. Retire o bacon da panela com uma escumadeira e coloque-o para escorrer sobre uma folha de papel toalha. Ponha o filé mignon na panela, doure-o dos dois lados, em fogo médio-alto, durante cerca de 7 minutos.
    4. Ponha a panela no forno e deixe a carne assar até que a temperatura interna chegue a 50 ºC para carne malpassada, cerca de 25 minutos assando. Ponha a carne na travessa que será servida e cubra-a com papel alumínio.
    5. Usando uma colher, retire a gordura que se formou durante o cozimento da carne. Coloque a panela no fogo alto. Acrescente o caldo de carne que estava reservado, misture e deixe que o molho ferva. Raspe a panela para remover qualquer resíduo que possa estar grudado no fundo. Transfira o molho fervido para uma panela menor e novamente espere ele ferver. Numa vasilha separada misture 1 1/2 colher de sopa (20 g) de manteiga com a farinha, mexa até formar uma pasta. Ponha junto com o molho e mexa bem, se quiser use um batedor de ovos para misturar melhor. Mexa o molho até engrossar. Ponha o restante da manteiga. Acrescente a cebola assada e o bacon frito. Misture o molho. Tempere com sal e pimenta a gosto.
    6. Corte a carne em fatias de 1 centímetro de espessura. Despeje o molho por cima das fatias e enfeite com o agrião.

    Histórico

    Avaliações (2)

    michelle.sousa
    Avaliado por:
    1

    Ficou deliciosa...mas deixei a carne marinando no tempero a tarde toda...ficou saborosa, troquei a farinha por tapioca e diminui o azeite. - 30 jan 2016

    Avaliado por:
    0

    Excelente e trabalhosa receita! Dicas: nenhum forno doméstico assará batatas em 30 minutos. Dobre este tempo em 200 graus do contrário ficarão cruas. Mesmo filet ficará ressequido e duro com 30 minutos de forno. Sele conforme a receita e opte por cozinhar em panela de fundo grosso (regando sempre em fogo baixo por 1,5 a 2hs) ou pressão por 30 min. Após isso leve ao forno para dourar por 15 a 20 min. - 21 ago 2016

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas