Dobos torte (bolo húngaro com camadas de chocolate)

    Dobos torte (bolo húngaro com camadas de chocolate)

    16pessoas já guardaram
    2horas


    37 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Esse bolo tem esse nome porque foi criado por um chefe de cozinhas austríaco chamado Josef Dobos.

    Ingredientes
    Rende: 12 

    • 9 claras
    • 1 xícara (200 g) de açúcar
    • 8 gemas
    • 4 colheres (sopa) de leite
    • 1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
    • 1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
    • 1 pitada de sal
    • 1 1/2 xícara (190 g) de farinha de trigo peneirada
    • 1/2 colher (sopa) (10 g) de manteiga
    • 1 xícara (200 g) de açúcar
    • Cobertura de chocolate para bolos

    Modo de preparo
    Preparo:1hora  ›  Cozimento: 1hora  ›  Pronto em:2horas 

    1. Preaqueça o forno a 200 ºC. Tenha à mão dois discos de papelão ou papel cartão com 25 cm de diâmetro, cada um. Unte uma forma de aro removível de 23 cm e polvilhe-a com farinha de trigo. A forma pode ser untada e polvilhada generosamente.
    2. Bata as claras até que espumem. Aos poucos, acrescente 200 g de açúcar. Bata as claras até que fiquem quase no ponto de claras em neve. Em outra vasilha, bata as gemas com o leite, as raspas de limão siciliano, a baunilha e o sal. Misture com as claras batidas. Peneire a farinha sobre a vasilha com as claras e as gemas. Misture a massa.
    3. Na forma untada e polvilhada, despeje 1 1/3 xícara (320 ml) da massa. Asse durante 5 a 9 minutos, ou até que comece a ficar com pontos corados. Retire o bolo do forno, e com uma espatula, remova-o da forma. Levemente polvilhe essa primeira camada com farinha de trigo e coloque-a sobre uma grade de inox para que esfrie. Novamente unte, polvilhe e coloque mais 320 ml de massa na forma para assar. Repita esse processo até que toda a massa tenha sido usada, cerca de 6 vezes ou mais. Coloque as camadas do bolo entre folhas de papel manteiga, e cubra-as com um pano de prato. Deixe as camadas de bolo na geladeira por algumas horas. Faça a cobertura de chocolate.
    4. Passe a cobertura de chocolate sobre um dos discos de papel cartão. Ponha uma camada de bolo por cima do disco. Sobre essa camada de bolo espalhe a cobertura de chocolate. Ponha mais uma camada de bolo, passe a cobertura e acerte-a para que as camadas fiquem bem niveladas e recheadas com a mesma quantidade de cobertura de chocolate. Continue montando o bolo até que as camadas terminem, mas deixe uma camada de bolo reservada. Cubra o bolo com filme Pvc para cozinha e deixe-o na geladeira junto com o restante da cobertura de chocolate durante 6 horas. Unte o outro disco de papel cartão com manteiga e coloque a camada de bolo reservada sobre o disco.
    5. Numa panela ou frigideira antiaderente coloque os 200 g de açúcar restantes e leve-o ao fogo médio. Mantenha a panela no fogo até que o açúcar tenha derretido e esteja com cor de caramelo claro. Comece a mexer o açúcar com uma colher de pau até que ele forme uma calda mais escura. Com cuidado, ponha a calda de caramelo sobre a camada de bolo que estava separada. Com uma faca untada, espalhe a calda sobre toda a camada do bolo. Rapidamente e também usando uma faca untada, marque o caramelo em 16 fatias. Espere esfriar um pouco e novamente passe a faca untada sobre as fatias recém marcadas, deixando-as mais nítidas. Ponha a camada de bolo com caramelo sobre uma tábua ou sobre a bancada da cozinha, polvilhada com açúcar. Deixe até que o caramelo tenha esfriado completamente.
    6. Coloque um pouco mais de cobertura sobre a última camada de bolo que estava na geladeira. Por cima dela ponha a camada de bolo com o caramelo. Passe o restante da cobertura gelada em volta de todo o bolo. Deixe o bolo na geladeira até a hora de servir.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas