Casinha de gengibre

    Casinha de gengibre

    11pessoas já guardaram
    3dias10mins


    143 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Minha mãe costumava fazer essa receita quando éramos crianças. Era sempre o maior sucesso todo ano na época do Natal. Use a imaginação e uma variedade de guloseimas para fazer as portas, as janelas, as trilhas e um jardim. Atenção: essa receita leva de 2 a 3 dias para ficar pronta.

    Ingredientes
    Rende: 1 casinha de gengibre

    • 3/4 xícara (170 g) de manteiga
    • 7/8 xícara (190 g) de açúcar mascavo apertado na xícara
    • 1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
    • 1 1/2 colher (sopa) de suco de limão siciliano
    • 1/2 xícara (120 ml) de melado escuro
    • 2 ovos
    • 3 xícaras (375 g) de farinha de trigo
    • 2 colheres (chá) de fermento em pó
    • 1 colher (sopa) de gengibre em pó
    • 1 colher (sopa) de pimenta-da-jamaica em pó
    • Glacê
    • 6 claras de ovos
    • 1,75 kg de açúcar de confeiteiro peneirado
    • Confeitos e gomas variados para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:3dias  ›  Cozimento: 10mins  ›  Pronto em:3dias10mins 

    1. Primeiro, recorte em cartolina fina: uma parede lateral, 12 x 20 cm; uma parede de fundo, 12 x 13 cm; uma cumeeira (parte superior de uma parede construída em forma de triângulo), 12 x 7,5 x 7,5 cm; e um telhado retangular, 12 x 23 cm. Prenda com fita o pedaço retangular da parede de fundo ao da cumeeira em forma de triângulo: iguale o lado maior do triângulo, 12 cm, a uma das laterais de 12 cm da parede de fundo.
    2. Em uma tigela grande, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme. Acrescente as raspas e o suco de limão, além do melado, e mexa. Aos poucos, adicione 2 ovos e bata. Peneire a farinha junto com o fermento em pó e os temperos. Acrescente essa mistura à outra cremosa. Embrulhe a massa em papel vegetal. Leve-a à geladeira por 1 hora.
    3. Vire a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Divida-a em 6 porções, 2 um pouco maiores do que as outras. Ainda em uma superfície levemente enfarinhada, abra os 4 pedaços menores de massa até chegar ao tamanho dos moldes das paredes laterais e dos fundos. Corte dois pedaços de cada. Abra a massa restante e corte-a em dois pedaços retangulares de telhado. Transfira a massa para os tabuleiros untados.
    4. Em forno preaquecido a 190ºC, asse por 10 minutos. Ou, então, até ficar crocante. Ao retirá-lo do forno, deixe-o nos tabuleiros por alguns minutos para esfriar. Depois, transfira-o para grelhas aramadas de inox. Deixe-o lá por uma noite para endurecer.
    5. Em uma tigela grande, misture levemente 2 claras. Acrescente aos poucos e bata cerca de 1/3 do açúcar de confeiteiro. O glacê deve ser liso e com picos firmes. Espalhe ou aplique o glacê com um saco de confeitar em uma tábua de bolo, formando uma linha de 23 cm e pressione-a em uma das paredes laterais de modo que se fixe e permaneça na posição vertical. Se necessário, espalhe ou aplique com um saco de confeitar um pouco de glacê extra, ao longo dos dois lados, para ajudar a dar suporte. Pegue a parede dos fundos e passe o glacê em ambas as extremidades das laterais. Espalhe ou aplique com um saco de confeitar uma linha do glacê na cartolina em ângulo reto com a primeira parede. Pressione a parede dos fundos na posição. Repita esse processo com as outras duas paredes até todas estarem nas respectivas posições. Deixe que as paredes endureçam juntas por duas horas, no mínimo, antes de colocar o telhado. Espalhe ou aplique com um saco de confeitar uma camada mais espessa de glacê na parte superior de todas as paredes. Fixe as peças do telhado nas posições corretas. O telhado deve se sobrepor às paredes para formar o beiral. Coloque com um saco de confeitar ou espalhe um pouco de glacê ao longo do cume do telhado para prender as duas partes, mantendo-as firmes. Deixe a casa descansar por uma noite para endurecer.
    6. Quando a casa estiver pronta para decorar, prepare o glacê restante. Em uma tigela grande, bata levemente 4 claras. Acrescente o açúcar de confeiteiro restante e misture como antes. Esse aqui é para fazer a neve no telhado e colar diversas guloseimas a serem usadas na decoração. Termine polvilhando a casa com açúcar de confeiteiro peneirado.

    Histórico

    Avaliações (2)

    Avaliado por:
    4

    otimo eu amei - 21 ago 2013

    BeatrizOliveira
    Avaliado por:
    3

    nossa eu amei a receita muuuuuuuuuuuuitoooooooo bouaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa beatriz - 20 dez 2013

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas