Pulla (trança doce finlandesa)

    Pulla (trança doce finlandesa)

    26pessoas já guardaram
    3horas30mins


    190 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Um pão de massa doce que é maravilhoso e bonito. Ótimo para oferecer aos amigos. Reserve pelo menos 4 horas para preparar o pão, esse é o tempo médio que ele leva para ficar pronto. Essa receita rende 3 pães.

    Ingredientes
    Rende: 36 porções

    • 2 xícaras (480 ml) de leite
    • 1/2 xícara (120 ml) de água quente (45 ºC)
    • 7 g de fermento biológico seco
    • 1 xícara (200 g) de açúcar
    • 1 colher (chá) de sal
    • 1 colher (chá) de cardamomo em pó
    • 4 ovos batidos
    • 9 xícaras (1125 g) de farinha de trigo, e mais conforme necessário
    • 1/2 xícara (115 g) de manteiga, derretida
    • 1 ovo batido
    • 2 colheres (sopa) de açúcar

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:2horas30mins descansando  ›  Pronto em:3horas30mins 

    1. Em uma panela pequena, esquente o leite, até que comece a formar bolhas. Em seguida, retire do fogo. Deixe esfriar até amornar.
    2. Dissolva o fermento na água morna. Misture o leite morno, o açúcar, o sal, o cardamomo, 4 ovos e a farinha em quantidade suficiente para formar uma massa (cerca de 300 g). Sove até obter uma massa macia e elástica. Adicione mais farinha, cerca de 500 g e bata bem a massa. Ela deve ficar com aparência lisa e brilhante. Adicione a manteiga derretida e misture bem. Novamente bata a massa até que pareça estar brilhante. Ponha o restante da farinha misture a massa até que esteja firme.
    3. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e cubra-a com uma vasilha. Deixe-a descansar durante 15 minutos. Sove a massa até que esteja macia e brilhosa. Coloque a massa em uma vasilha untada e vire-a para que absorva um pouco de gordura. Com um pano de prato limpo, cubra a massa. Deixe-a crescer em um lugar quente, até que dobre de tamanho, cerca de 1 hora. Em seguida, soque a massa e novamente deixe-a crescer até dobrar de tamanho.
    4. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa e divida-a em 3 partes. Novamente divida as 3 partes em outras 3 partes. Com cada pedaço dividido, faça rolos de 30 a 40 cm de comprimento. Com 3 rolos faça uma trança, formando um pão trançado. Você deve fazer 3 pães trançados. Tire os pães da superfície enfarinhada e coloque-os em um tabuleiro untado. Deixe que cresçam durante 20 minutos.
    5. Pincele cada pão com o ovo batido e polvilhe com açúcar.
    6. Asse na temperatura de 200ºC por 25 a 30 minutos. Tome cuidado para que o pão não fique com a parte de baixo queimada, pois isso acontece facilmente.

    Histórico

    Avaliações (2)

    Allrecipes
    Avaliado por:
    65

    PotiguaraJunior - a receita pede 9 xícaras de farinha (um pouco mais de 1 kg) no total, e mais se necessário, o autor descreve como intercalar a adição de farinha com outros ingredientes, mas se você precisar colocar mais no começo da receita, deixando menos para o final, também dá certo, como você concluiu. A cobertura na receita da foto é um fglac6e simples, feito com açúcar de confeiteiro e líquido (pode ser água, suco ou leite). Há várias receitas no site, experimente essa: http://allrecipes.com.br/receita/7670/glac--de-baunilha.aspx - 05 dez 2011

    Avaliado por:
    64

    Na primeira parte da receita, após misturar todos os ingredientes, 300g de farinha não são suficientes para formar uma massa em ponto de sovar. Precisei adicionar 3x mais farinha para chegar neste ponto e depois mais, talvez as 500 gramas sugeridas. Acho que foram quase uns 2 kg de farinha. Os pães ficaram ótimos, mas acho que deveria haver uma revisão aí, ou um esclarecimento para mim. Obrigado. A... outra coisa, não consegui fazer uma cobertura como esta da foto. Poderias dar uma dica, né?!?! Abraço! - 03 dez 2011

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas