Chutney de tomate verde

    Chutney de tomate verde

    6pessoas já guardaram
    2horas


    165 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Além do tomate, esse chutney delicioso é preparado com cebola, pimentão e especiarias. Ele fica perfeito em sanduíches, com batatas, com queijos, além de poder ser usado em várias comidas. E você ainda pode presentear os amigos com um pote!

    Ingredientes
    Rende: 6 potes de 1 litro cada

    • 24 tomates verdes - grandes
    • 3 pimentões vermelhos, cortados ao meio e sem sementes
    • 3 pimentões verdes, cortados ao meio e sem sementes
    • 12 cebolas grandes
    • 3 colheres (sopa) de sementes de aipo
    • 3 colheres (sopa) de mostarda em grãos
    • 1 colher (sopa) de sal
    • 5 xícaras (1 kg) de açúcar
    • 2 xícaras (480 ml) de vinagre de cidra

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 45mins  ›  Tempo adicional:1hora descansando  ›  Pronto em:2horas 

    1. Em um moedor ou processador de alimentos, triture grosseiramente o tomate, o pimentão vermelho, o pimentão verde e a cebola. (talvez você precise triturar os legumes aos poucos). Forre um escorredor de macarrão com um pedaço de morim ou musseline. Coloque o escorredor dentro da pia ou dentro de uma vasilha grande. Ponha os legumes triturados no escorredor e deixe que escorram durante 1 hora.
    2. Em uma panela grande, que não seja de alumínio, coloque os legumes que já foram escorridos, as sementes de aipo, as sementes de mostarda, o sal, o açúcar e o vinagre. Deixe o chutney ferver. Em seguida, abaixe o fogo e mexendo frequentemente, cozinhe o chutney durante 5 minutos.
    3. Esterilize os potes e as tampas que sejam suficientes para guardar o chutney (6 potes de 1 litro). Ponha o chutney nos potes, tomando cuidado para que ele encha todo o pote, evitando a formação de bolhas de ar. Quando o pote estiver completamente cheio feche a tampa, mantendo o pote bem vedado.
    4. Dentro de uma panela para sopa (alta), coloque uma trempe e encha a panela até a metade com água. Deixe que a água ferva. Segure os potes com um pano de prato e cuidadosamente coloque-os dentro da panela. Deixe um espaço de 5 cm entre eles. Se necessário coloque mais água fervendo, pois os potes devem ficar totalmente cobertos por 5 cm de água. Ferva a água, tampe a panela e deixe o chutney no fogo durante 30 minutos.
    5. Tire os potes do fogo e coloque-os sobre um descanso de pratos de pano ou sobre uma tábua ou superfície de madeira. Deixe os potes separados um dos outros, até que estejam frios. Depois que os potes estiverem frios, aperte a tampa de cada um com o dedo, para ter certeza que o chutney ficou bem vedado (a tampa não deve ser mover nem para cima, nem para baixo). O chutney pode ser armazenado por até um ano.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas