Rosca de coco

    Rosca de coco

    6pessoas já guardaram
    3horas


    4 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Essa rosca é super prática, uma vez que a massa não precisa ser sovada. Só precisa de atenção com o fermento, e você terá uma rosca fofinha e deliciosa.

    Gi_BR Washington, Estados Unidos

    Ingredientes
    Rende: 2 Roscas

    • Para a massa
    • 60 g de fermento biológico (seco)
    • 1 xícara de leite morno
    • 600 g de farinha de trigo
    • 4 colheres (sopa) de açúcar
    • 1 pitada de sal
    • 3 ovos, levemente batidos
    • ½ xícara de óleo
    • Para o recheio
    • 3 colheres (sopa) de manteiga
    • 50 g de coco ralado
    • 1 xícara de açúcar
    • ½ xícara de leite

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:2horas descansando  ›  Pronto em:3horas 

    1. Preparando a massa: Comece preparando o fermento, dissolvendo-o no leite morno e mexendo bem. Note que o leite não deve estar quente, ou então matará as propriedades do fermento. A temperatura deverá ser de no máximo 30º C, ou seja, um pouco mais do que a temperatura ambiente.
    2. Separadamente, em um recipiente grande, adicione a farinha, o açúcar e o sal e misture bem para que incoporpore.
    3. Com o punho fechado, faça uma cavidade no centro do recipiente da farinha e acrescente os ovos (levemente batidos com um garfo) e o óleo. Incorpore os ingredientes com as mãos até que estejam bem misturados.
    4. Adicione aos poucos a mistura do fermento com o leite e continue misturando bem até que a massa comece a desgrudar um pouco das mãos, o suficiente para poder trabalhar com ela.
    5. Sove a massa até que ela esteja macia e desgrudando da mão. Se desejar, deixe um pouco de farinha ao seu alcance, assim, se a massa estiver um pouco mais pegajosa, polvilhe mais farinha.
    6. Quando a massa estiver desgrudando da mão, coloque-a em um prato e cubra com um pano. Deixe descansar por uma hora em um lugar seco e fechado (um armário de preferência).
    7. Enquanto isso, prepare o recheio: Em fogo baixo (ou no micro-ondas), derreta rapidamente a manteiga. Tire do fogo e misture com o açúcar, o coco e o leite. Reserve.
    8. Recheando: Divida a massa já descansada em duas partes iguais.
    9. Em uma superfície plana polvilhe um pouco de farinha e disponha uma parte da massa. Com um rolo de massas, ou com as mãos, vá abrindo aos poucos a massa (em formato retangular). O ideal é que ela esteja bem aberta para poder distribuir o recheio por igual. Em seguida, espalhe metade do recheio por toda a superfície da massa e enrole como um rocambole.
    10. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda com furo, e disponha a massa enrolada por todo o comprimento da forma. certifique-se que as duas pontas estejam unidas, assim você terá uma rosca mais bonita. Cubra com um pano e deixe descansar por mais uma hora.
    11. Repita esse processo com a outra parte da massa e o restante do recheio e deixe descansando também.
    12. Preaqueça o forno a 200º C.
    13. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão esteja dourado e sequinho por fora, mas macio por dentro.

    Dica

    Você pode ousar e mudar o recheio de acordo com seu gosto: doce-de-leite, goiabada, passas... são infinitas combinações.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas