Bolinhas de polvilho e inhame (pão de queijo vegano)

    (1)

    Adaptei esta receita para conseguir a textura mais leve do das bolinhas, tipo de pão de queijo e torná-la vegana (a receita que me foi dada leva ghee). Vale temperar o inhame de acordo com o gosto de cada um. No meu, coloquei alho. Mas pode ser ervas finas ou o que preferir.

    Maria_Carolina

    Rio de Janeiro, Brasil
    1 pessoa fez essa receita

    Ingredientes

    • 250g de polvilho (125g do doce e 125g do azedo)
    • 70g de água em temperatura ambiente
    • 50g de óleo de girassol
    • 250g de inhame cozido (mais ou menos 3 inhames não muito grandes)
    • 4 dentes de alho
    • Sal a gosto

    Modo de preparo

    1. Descasque os inhames sem molha-los, para não coçar as mãos. Corte-os em pequenos cubos e leve ao fogo para cozinhar em água com sal.
    2. Corte o alho em pedacinhos e reserve.
    3. Junte os polvilhos e um pouco de sal em uma tigela. Misture-os e acrescente a água. Com as mãos, amasse bem até que todo o polvilho esteja úmido por igual.
    4. Aqueça o óleo em uma frigideira, juntamente com o alho. Assim que o óleo estiver quente e o alho levemente dourado, desligue o fogo e vire todo o conteúdo na mistura dos polvilhos. Misture bem, amassando e esfregando entre as mãos.
    5. Amasse o inhame cozido, acerte o sal e junte ao polvilho. Amasse até obter uma massa leve, lisa e que desprenda da tigela.
    6. Modele as bolinhas e leve ao forno médio-baixo entre 20 a 30 minutos.

    Dica

    - O tempo de forno vai depender do forno de cada um, pois há uma grande variação entre os fornos domésticos. O meu mesmo uma hora está mais forte outra, mais fraco. - O alho é apenas para dar sabor. Pode ser trocado ou complementado pelo tempero que mais te agrade. Pode também ser assado em vez de frito. Neste caso, o óleo será aquecido sozinho na frigideira antes de ser adicionado à mistura de polvilho (esta etapa é muito importante para se conseguir chegar na textura leve e macia tipo pão de queijo). Cuidado apenas com temperos que soltam muita água, como cebola ou tomate.

    Histórico

    Notas e avaliações
    Nota em nossos sites globais
    (1)

    Avaliações em português: (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas