Entrar Cadastre-se

Sopa italiana de cebola caramelizada

Sobre a receita: Essa sopa é também conhecida como "carabaccia", ela é muito tradicional em Florença - Itália. A sua receita é difícil de achar nos livros de culinária, mesmo nos livros italianos. A sopa deve ficar cremosa e com um leve gosto adocicado. Para dar uma variada, você pode fazer essa receita acrescentando alho assado.

Elsie Wollaston

Ingredientes
Serve: 6 

  • 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • 2 kg de cebolas
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • Sal a gosto
  • 1 garrafa (750 ml) de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de galinha
  • 1 pedaço pequeno de canela
  • 4 xícaras (420 g) de pão baguete amanhecido ou pão italiano cortado em cubos

Modo de preparo
Preparo:25mins  ›  Cozimento: 3horas  ›  Pronto em:3horas25mins 

  1. Em uma panela grande, esquente o óleo em fogo médio. Corte a cebola ao meio e depois corte-a em rodelas finas. Ponha as rodelas de cebola na panela e mexa-as para que fiquem cobertas com o óleo. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe as cebolas cozinhando durante aproximadamente 30 minutos, elas devem ficar macias e levemente coradas. De vez em quando, mexa as cebolas.
  2. Aumente o fogo e destampe a panela. Mantenha as rodelas de cebola no fogo por mais 45 minutos, mexendo ocasionalmente. As cebolas devem ficar bem coradas, na cor âmbar.
  3. Polvilhe as cebolas com açúcar e com um pouco de sal. Mexa as cebolas e cozinhe-as até que o açúcar tenha derretido e a cebolas estejam caramelizadas, o que deve acontecer em 5 minutos. Acrescente o vinho na panela, o caldo de galinha e a canela em pau. Deixe que a sopa ferva. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais 1 hora.
  4. Ponha o pão na sopa e destampe a panela. Deixe a sopa cozinhando até que o pão tenha se desmanchado. Mexa a sopa durante os 30 a 45 minutos que ela deve ficar no fogo.
  5. Retire a canela em pau. Misture a sopa vigorosamente, se quiser misture-a com um batedor de ovos, para que o pão fique totalmente misturado à sopa. Acerte o tempero. Sirva a sopa quente.

Receitas parecidas

Avaliações (0)

Escreva sua avaliação

Dê sua nota com estrelas

Mais categorias