Mille-feuilles (mil-folhas à francesa)

    Mille-feuilles (mil-folhas à francesa)

    15pessoas já guardaram
    1hora13mins


    15 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Em francês Mille-feuilles é uma massa folhada recheada com geleia, creme de baunilha ou creme com açúcar de confeiteiro. As mil-folhas podem ser polvilhadas com açúcar ou podem ser cobertas por uma calda mais espessa, também feita com açúcar. Se for quiser fazer uma mil-folhas com creme de café, não use a baunilha, utlize uma essênciai de café que seja bem forte. Para fazer mil-folhas com sabor de laranja, ponha as raspas da laranja junto com o leite, como se fosse uma infusão de laranja.

    Ingredientes
    Rende: 8 porções

    • 2 (480 ml) xícaras de leite
    • 1 fava de baunilha inteira
    • 7 1/2 colheres (sopa) (60 g) de farinha de trigo
    • 3/4 xícara (150 g) de açúcar refinado
    • 1 pitada de sal
    • 6 gemas de ovos
    • 744 g de massa folhada congelada
    • 1/2 xícara (160 g) de geleia de damasco (opcional)
    • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 28mins  ›  Tempo adicional:15mins esfriando  ›  Pronto em:1hora13mins 

    1. Em uma panela pequena, esquente o leite até ele começar a borbulhar. Ponha a fava de baunilha no leite quente. Tire a panela do fogo e deixe o leite ficar morno. Em uma panela de tamanho médio, misture a farinha, o açúcar, o sal e as gemas de ovo. Bata rapidamente esses ingredientes, e aos poucos acrescente o leite morno. Leve essa panela ao fogo, mexendo o creme constantemente, até ele engrossar. Use uma colher de pau, para evitar que o creme grude. Ponha o creme em uma vasilha e deixe-o esfriando, mexendo de tempo em tempo.
    2. Preaqueça o forno a 200 ºC. Abra a massa folhada em uma única camada de 1,3 cm de espessura. Essa camada deve ter o mesmo tamanho de uma assadeira rasa que meça 43x36 cm . Coloque a massa sobre a assadeira. Com um garfo faça vários furos em toda a massa aberta.
    3. Leve ao forno preaquecido e asse-a por 28 minutos. Retire do forno e deixe a massa esfriar na assadeira.
    4. Quando a massa estiver completamente fria, coloque-a em uma superfície dura. No sentido do comprimento, corte a massa em tiras de 10 a 12 cm de largura. Sobre uma tira, passe uma camada espessa do creme de baunilha .Ponha uma segunda tira sobre o creme. Sobre essa tira, espalhe a geleia de damasco. Por cima da geleia coloque a terceira tira e polvilhe-a com o açúcar de confeiteiro. Com uma faca muito afiada, corte a massa em 8 pedaços retangulares.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas