Ganso assado e recheado com arroz selvagem

    Ganso assado e recheado com arroz selvagem

    3pessoas já guardaram
    2dias4horas


    30 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Impressione os seus amigos com essa receita de ganso assado. É necessário começar a prepará-la com um ou dois dias de antecedência, mas vale a pena!

    Ingredientes
    Serve: 12 

    • 1 ganso
    • 1 1/2 xícara (240 g) de arroz selvagem
    • 5 xícaras (1200 ml) de água fria
    • 1 colher (sopa) de manteiga
    • 1 cebola, picada
    • 2 1/2 xícaras (375 g) de cogumelo shiitake, fatiado
    • 1 ovo
    • 1 colher (sopa) de tempero para aves
    • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
    • 2/3 xícara (160 ml) de vinho xerez seco
    • 2 xícaras (480 ml) de caldo de miúdos (ver nota)

    Modo de preparo
    Preparo:1hora  ›  Cozimento: 3horas30mins  ›  Tempo adicional:2dias na geladeira  ›  Pronto em:2dias4horas30mins 

    1. Cuidadosamente, espete a pele do ganso com um palito. Faça furos superficiais sem perfurar a carne. Encha uma panela, que caiba o ganso, com 2/3 de água. Deixe que a água ferva. Mergulhe o ganso de cabeça para baixo na água fervendo por 1 minuto ou até que os poros da pele do ganso comecem a inchar (como se ele tivesse arrepiado). Vire o ganso de cabeça para cima e repita o mesmo processo. Retire o ganso da panela e deixe-o escorrer.
    2. Em uma assadeira com grelha (assadeira com uma grelha por cima), coloque o ganso com o lado do peito virado para cima. Deixe-o na geladeira durante 24 a 48 horas, não o cubra pois a pele do ganso precisa secar neste período.
    3. Prepare o arroz na véspera do dia que o ganso vai ser assado. Ponha o arroz em uma panela com a água (1200 ml). Quando a água ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o arroz cozinhando em fogo baixo durante 45 minutos. Depois de cozido, mantenha o arroz na geladeira durante a noite.
    4. Preaqueça o forno a 180 °C.
    5. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo médio. Refogue a cebola na manteiga derretida, acrescente o arroz cozido, o cogumelo fatiado e o ovo. Misture tudo e tempere com o tempero de aves e sal e pimenta a gosto.
    6. Passe sal e pimenta por todo o ganso (dentro e fora). Recheie o ganso com o arroz preparado. Feche a cavidade do ganso, costurando-a com agulha e barbante de cozinha, o recheio não pode ficar aparecendo. Ponha o ganso na assadeira com grelha com o lado do peito virado para baixo. Asse o ganso no forno preaquecido durante 1 1/2 hora, não abra o forno neste período. Tire o ganso do forno e remova a gordura que se acumulou na assadeira. Ponha o ganso de volta ao forno e continue assando-o durante mais 1 hora ou até atingir a temperatura mínima de 80°C.
    7. Aumente a temperatura do forno para 200°C. Retire o ganso do forno e coloque-o em uma assadeira maior. Leve ao forno por mais 15 minutos, para que a pele do ganso fique crocante e corada. Retire o ganso do forno e deixe-o descansando, descoberto, por 30 minutos, antes de remover o recheio.
    8. Para fazer o molho, ponha a primeira assadeira que foi usada para assar o ganso sobre 2 bocas do fogão (fogo médio). Acrescente o vinho xerez e, com uma colher de pau, raspe o fundo da assadeira para remover os pedaços de gordura. Junte o caldo de miúdos e mexa até formar um molho. Sirva o ganso acompanhado do molho e do recheio de arroz.

    Nota do editor:

    Para fazer o caldo de miúdos: Junte os miúdos, 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos, 1 ramo de tomilho, 1 ramo de salsa e 1 folha de louro. Cubra com 1 litro de água e deixe ferver até que o líquido tenha reduzido pela metade. Coe e use como indicado na receita.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas