Donuts

    Donuts

    61pessoas já guardaram
    2horas40mins


    1229 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Depois de testar várias receitas, essa saiu perfeita! Parece aqueles donuts comprados prontos.

    Ingredientes
    Serve: 18 

    • 14 g de fermento biológico seco
    • 1/4 xícara (60 ml) de água morna (45ºC)
    • 1 1/2 xícara (360 ml) de leite morno
    • 1/2 xícara (100 g) de açúcar
    • 1 colher (chá) de sal
    • 2 ovos
    • 75 g de manteiga
    • 5 xícaras (625 g) de farinha de trigo
    • 1 litro de óleo, para fritar
    • 1/3 xícara (75 g) de manteiga
    • 2 xícaras (250 g) de açúcar de confeiteiro
    • 1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
    • 4 colheres (sopa) de água quente ou quanto necessário

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:2horas descansando  ›  Pronto em:2horas40mins 

    1. Polvilhe o fermento sobre a água morna, deixe descansar por 5 minutos ou até ficar espumoso
    2. Em uma vasilha, ponha o fermento dissolvido, o leite, o açúcar, o sal, os ovos, 75 g de manteiga e a metade da farinha de trigo. Bata em velocidade baixa durante alguns minutos ou misture-os com uma colher de pau. Acrescente o restante da farinha e bata até que a massa não esteja mais grudando na vasilha. Amasse a massa com as mãos durante 5 minutos, ou até que ela fique macia e elástica. Ponha a massa em uma vasilha untada, e cubra-a. Deixe descansando em um lugar quente até dobrar de volume. A massa terá crescido o suficiente quando, ao pressioná-la com os dedos, a marca deles permaneca funda, não retornando ao ponto original.
    3. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e, delicadamente, com um rolo, abra na espessura de 1 cm. Modele os donuts usando um cortador de donuts (ver nota) redondo enfarinhado. Retire a massa do centro de cada donut e arrume-as ao lado dos donuts (essa massa também pode ser frita, formando bolinhas de donuts) Cubra tudo com um pano e deixe que os donuts cresçam novamente até dobrarem de tamanho.
    4. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Junte o açúcar de confeiteiro e a baunilha, misture-os bem. Retire a panela do fogo e aponha a água quente nessa calda, uma colher de cada vez. Até que o açúcar de confeiteiro fique mais ralo, mas não aguado. Reserve.
    5. Em uma frigideira elétrica ou em uma panela grande, esquente o óleo a 175 ºC. Com uma escumadeira, coloque os donuts no óleo quente. Quando os donuts começarem a boiar vire-os. Frite os donuts até estarem com os dois lados corados.Tire-os do óleo e coloque-os para escorrer sobre uma grelha. Coloque uma assadeira por baixo da grelha para facilitar a limpeza. Mergulhe os donuts na calda preparada, que ainda deve estar quente e novamente deixe-os sobre uma grelha, para escorrer qualquer excesso de calda.

    Nota do editor:

    O valor nutricional determinado aqui para frituras no óleo considera que o alimento absorve 10% de gordura durante o cozimento. A quantidade extata irá variar de acordo com a temperatura do óleo, tempo de fritura , densidade do ingrediente e tipo de óleo usado.

    Nota do editor:

    Se você não tiver um cortador de donuts, use um copo de 10 cm de diâmetro e use uma taça de licor para fazer o buraco no meio de cada donut.

    Histórico

    Avaliações (2)

    Avaliado por:
    4

    Gostei!!!! - 03 jan 2014

    AdelinaFerreira
    Avaliado por:
    0

    Vou experimentar Já tentei varias receitas, mas nenhuma dá o resultado dos donuts de compra - 09 out 2014

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas