Farfalle (macarrão gravatinha) caseiro

    Farfalle (macarrão gravatinha) caseiro

    Guarde essa receita!
    1hora30mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Essa receita fica melhor com farinha de sêmola grano duro, do contrário a massa não vai ficar firme o suficiente e não vai reter a forma durante o cozimento.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 400 g de farinha de sêmola grano duro (ver nota abaixo)
    • 1 pitada de sal
    • 220 ml de água em temperatura ambiente

    Modo de preparo
    Preparo:1hora  ›  Tempo adicional:30mins  ›  Pronto em:1hora30mins 

    1. Coloque a farinha em uma bancada e faça um buraco no meio.
    2. Dissolva o sal na água e junte aos poucos com a farinha. Adicione água o necessário para fazer uma massa grudenta mas compacta.
    3. Trabalhe a massa vigorosamente por 10 minutos, até ficar elástica mas não muito macia.
    4. Embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar.
    5. Retire 1/3 da massa, achate com as mãos e passe na abertura mais larga de uma máquina de macarrão. Dobre ao meio, polvilhe mais farinha e passe novamente.
    6. Repita a operação até você adquirir uma folha de massa retangular, com espessura uniforme, e que não gruda.
    7. Polvilhe com farinha e passe por uma abertura média, e depois pela penúltima abertura. Você vai obter uma folha de massa bem fina e longa. Passe mais farinha e corte a massa em um retângulo.
    8. Apare as bordas com uma carretilha. Com uma faca, corte o retângulo ao meio, fazendo duas tiras de 2 cm de espessura. Novamente com a carretilha, corte pequenos retângulos de 4-5 cm.
    9. Pegue cada retângulo e aperte ao meio, de modo a formar as gravatinhas. Umedeça ligeiramente a massa onde foi apertada para que segure a forma.
    10. Repita com o restante da massa. Depois de um pouco de prática, você pegará o jeito. Transfira o macarrão para uma bancada enfarinhada e polvilhe mais farinha por cima. Espalhe bem para que não grudem um no outro.
    11. Deixe secar por 30 minutos antes de cozinhar, ou deixe secar por 24 horas e guarde em um saco de papel por até uma semana.

    Tempo de cozimento

    O tempo de cozimento depende do quanto a massa está seca. Se o farfalle acabou de ser feito, vai demorar cerca de 5 minutos. Se a massa foi feita há alguns dias, vai demorar cerca de 8-10 minutos.

    Farinha

    Se você não encontrar a farinha de sêmola grano duro, use metade de farinha de sêmola tradicional misturada com metade de farinha de trigo comum.

    Com vídeo fica mais fácil de fazer!

    Como fazer macarrão farfalle (gravatinha)
    Como fazer macarrão farfalle (gravatinha)

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas