Ravióli de gorgonzola com pera

    Ravióli de gorgonzola com pera

    Guarde essa receita!
    1hora40mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Uma combinação de sabores delicada e perfeita. Receita original italiana, vale a pena experimentar!

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 2 colheres (sopa) de manteiga
    • 2 peras maduras picadas
    • 3 ramos de tomilho fresco
    • 200 g de queijo gorgonzola
    • 1 receita de massa caseira (veja a receita na nota abaixo)

    Modo de preparo
    Preparo:1hora  ›  Cozimento: 10mins  ›  Tempo adicional:30mins  ›  Pronto em:1hora40mins 

      Recheio

    1. Derreta a manteiga em fogo médio e adicione as peras e o tomilho. Refogue por 10 minutos, mexendo sempre, ou até a pera amolecer.
    2. Esfarele o gorgonzola direto na panela. Misture e refogue por alguns minutos, até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
    3. Divida a massa em 3 partes iguais.
    4. Usando rolo de macarrão

    5. Pegue uma parte da massa, achate, e passe o rolo 5 ou 6 vezes. Vire a massa 45 graus para o lado e passe novamente cerca de 5-6 vezes, até a massa adquirir uma espessura homogênea de cerca de 2 mm. Veja mais dicas nas notas abaixo.
    6. Usando máquina de macarrão

    7. Pegue uma parte da massa e cubra o resto com filme plástico. Achate com as mãos e passe pelo cilindro com a abertura maior. Polvilhe mais farinha, dobre a massa ao meio e passe pelo cilindro por mais 3-4 vezes, sempre enfarinhando e dobrando a massa entre cada passagem, até ela ficar homogênea, uniforme e não grudar mais.
    8. Diminua a abertura do cilindro para média. Passe a massa pelo cilindro uma vez. Diminua a abertura mais um pouco (penúltima abertura da máquina) e passe a massa mais uma vez.
    9. Corte a massa em duas partes. Passe uma das partes pelo cilindro com a menor abertura. Você vai obter uma folha de massa longa e bem fina. Coloque sobre um pano de prato enfarinhado e repita com o restante da massa.
    10. Montando o ravióli

    11. Transfira as folhas de massa para uma bancada enfarinhada e corte 2 retângulos do mesmo tamanho.
    12. Sobre um dos retângulos, coloque cerca de 1 colher (chá) de recheio para cada ravióli, enfileirando-os com cerca de 2-3 cm de distância.
    13. Pincele água entre os recheios.
    14. Coloque o outro retângulo de massa por cima.
    15. Aperte a massa ao redor do recheio para retirar todo o ar e selar bem.
    16. Com uma carretilha, corte os ravióli em formato quadrado. Transfira para uma travessa enfarinhada e repita a operação com o resto da massa. Deixe o ravióli descansar por 30 minutos antes de cozinhar.
    17. Cozinhe em água salgada por cerca de 3 minutos, ou até o ravióli boiar. Retire com uma escumadeira e transfira para uma travessa. Sirva com seu molho favorito.

    Nota do editor

    Veja a receita da massa aqui.

    Dicas

    Se você for abrir a massa com o rolo, comece passando o rolo do centro para as bordas, girando a massa 45 graus frequentemente. Vire a massa de vez em quando para que os dois lados recebam farinha suficiente. Polvilhe farinha sempre que notar que a massa está grudando. Apare as bordas que ficarem muito ressecadas.

    Com vídeo fica mais fácil de fazer!

    Ravióli de gorgonzola com pera
    Ravióli de gorgonzola com pera

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas