Massa caseira para macarrão, lasanha e ravióli

    Massa caseira para macarrão, lasanha e ravióli

    Foto da receita: Massa caseira para macarrão, lasanha e ravióli
    9

    Massa caseira para macarrão, lasanha e ravióli

    (4)
    50mins


    10 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Aprenda a massa básica com ovos para fazer vários tipos de massas caseiras.

    Ingredientes
    Rende: 450 g de massa

    • 275 g de farinha de trigo
    • 3 ovos grandes
    • 1 pitada de sal

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Tempo adicional:30mins descansando  ›  Pronto em:50mins 

    1. Coloque a farinha em uma bancada limpa, faça um buraco no meio e coloque os ovos e o sal.
    2. Misture delicadamente com um garfo, incorporando a farinha aos poucos.
    3. Com uma espátula, vá trazendo mais farinha para o centro aos poucos, incorporando à massa. Se a massa estiver muito seca, adicione 1 colher (sopa) de água de cada vez.
    4. Quando a massa der liga e formar uma bola, comece a trabalhá-la com as mãos. Sove por cerca de 10 minutos, ou até formar uma massa homogênea e macia.
    5. Modele uma bola, coloque em uma tigela e cubra com filme plástico. Leve à geladeira de 30 minutos a 1 hora antes de usar.
    6. Abra a massa com um rolo ou uma máquina de macarrão.
    7. Usando rolo de macarrão

    8. Divida a massa em 3 partes iguais. Pegue uma parte, achate, e passe o rolo 5 ou 6 vezes. Vire a massa 45 graus para o lado e passe novamente cerca de 5-6 vezes, até a massa adquirir uma espessura homogênea.
    9. Para fazer lasanha: abra a massa até ficar com 1 mm de espessura. Usando um cortador retangular ou uma faca, corte as folhas do tamanho desejado, de forma que caibam no seu refratário. Transfira para um pano de prato enfarinhado e deixe descansar por 30 minutos.
    10. Para fazer tagliatelle: abra a massa um pouco mais grossa que a lasanha, cerca de 2 mm de espessura. Enfarinhe a massa generosamente e enrole. Corte o rolo em fatias de 7 mm. Desenrole rapidamente e transfira a massa para um pano de prato enfarinhado. Polvilhe mais farinha, pois assim ele não gruda. Deixe descansar por 30 minutos e depois cozinhe em água salgada fervente por 3-5 minutos.
    11. Para fazer tagliolini: Siga os mesmos passos do tagliatelle, mas corte o rolo em fatias de 3 mm.
    12. Para fazer pappardelle: Siga os mesmos passos do tagliatelle, mas corte o rolo em fatias grossas de 2,5 cm.
    13. Usando máquina de macarrão

    14. Divida a massa em 3 partes iguais. Achate uma delas e passe pelo cilindro com a abertura maior. Polvilhe mais farinha, dobre a massa ao meio e passe pelo cilindro por mais 3-4 vezes, sempre enfarinhando e dobrando a massa entre cada passagem, até ela ficar homogênea, uniforme e não grudar mais.
    15. Diminua a abertura do cilindro para média. Passe a massa pelo cilindro uma vez. Diminua a abertura mais um pouco (penúltima abertura da máquina) e passe a massa mais uma vez.
    16. Para lasanha: corte a massa na metade. Passe uma das partes pelo cilindro com a menor abertura. Você vai obter uma folha de massa longa e bem fina. Coloque sobre um pano de prato enfarinhado e repita com o restante da massa.
    17. Corte as folhas de massa de modo que caibam no seu refratário. Deixe descansar por 30 minutos, e então monte a lasanha e asse.
    18. Para tagliatelle, tagliolini ou pappardelle: Mantenha a massa um pouco mais grossa, passando uma única vez pela penúltima abertura mais fina. Corte cada folha de massa ao meio.
    19. Acople o acessório da máquina para cortar o macarrão na forma desejada e passe a massa. Use uma mão para girar a manivela e a outra mão para ir recolhendo a massa.
    20. Coloque o macarrão sobre um pano de prato enfarinhado e polvilhe mais farinha por cima. Deixe descansar por 30 minutos antes de cozinhar em água salgada por 3-5 minutos.

    Para fazer com antecedência

    Você pode deixar o macarrão já cortado secando durante a noite (polvilhe mais farinha se ainda estiver úmido). Quando secar completamente, ele vai ficar duro. Guarde em um saco de papel e use dentro de 2 dias.

    Com vídeo fica mais fácil de fazer!

    Massa básica de macarrão caseira
    Massa básica de macarrão caseira
    Como cortar macarrão caseiro sem máquina
    Como cortar macarrão caseiro sem máquina
    12 receitas

    Histórico

    Notas e avaliações
    Nota em nossos sites globais
    (4)

    Avaliações em português: (1)

    MariaB1600000
    Avaliado por:
    0

    Excelentes ! Facil de elaborar !  -  27 abr 2017

    Veja mais avaliações da nossa comunidade global

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas