Baguete caseira

    Baguete caseira

    3pessoas já guardaram
    4horas5mins


    3 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Baguetes crocantes e deliciosas para você fazer em casa! Se você não tiver uma pedra de pizza, pode assar direto na grade do forno.

    Ingredientes
    Rende: 3 baguetes

    • 1 1/2 xícara de água morna
    • 1/4 colher (chá) de açúcar
    • 1 colher (chá) de fermento biológico seco
    • 3 1/4 xícaras de farinha de trigo
    • 1 colher (chá) de sal

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:3horas5mins  ›  Pronto em:4horas5mins 

    1. Junte em uma tigela 2 colheres (sopa) de água com o açúcar e o fermento e misture. Deixe descansar por 10 minutos.
    2. Junte o resto da água com o fermento e a farinha em uma tigela grande. Misture tudo com um garfo até toda a farinha ser incorporada. Se precisar, adicione mais água morna, 1 colher por vez, até formar uma massa.
    3. Sove e forme uma bola de massa. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos, para dar tempo de absorver o líquido.
    4. Adicione o sal e amasse até incorporar.
    5. Enfarinhe uma bancada limpa e sove até a massa ficar lisa e elástica (cerca de 10 minutos). A massa estará pronta quando você puder esticá-la e ela ficar quase transparente.
    6. Unte a tigela, coloque a massa dentro, cubra com um pano e deixe crescer em um local aquecido até dobrar de tamanho (cerca de 45 minutos).
    7. Coloque a massa na bancada enfarinhada e modele em um retângulo de 20x15cm. Dobre os lados grandes para baixo, e depois faça o mesmo com os lados menores. A massa vai ficar parecendo um pacote.
    8. Volte a massa à tigela, com a emenda para baixo. Cubra e deixe crescer por mais 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
    9. Coloque a massa na bancada e corte em 3 partes. Modele cada parte em tiras de 35 cm.
    10. Coloque em uma assadeira rasa forrada com papel manteiga e levante o papel no meio das baguetes. Coloque panos dobrados para apoiar as laterais dos pães que ficaram nas extremidades da assadeira. Cubra e deixe crescer por cerca de 50 minutos
    11. Preaqueça o forno em 240ºC. Se você tiver uma pedra de pizza, coloque na grade do meio do forno. Na grade logo abaixo, coloque uma assadeira.
    12. Retire os panos e desfaça as dobras no papel na assadeira. Faça cortes no topo das baguetes com uma faca ou estilete.
    13. Borrife um pouco de água sobre as baguetes. Se estiver usando uma pedra, transfira cuidadosamente os pães para a pedra, deslizando o papel manteiga sobre ela. Caso contrário, asse os pães diretamente na grade do forno. Coloque 1/2 xícara de água na assadeira e borrife um pouco mais de água sobre os pães.
    14. Asse até dourar bem e ficar crocante (cerca de 30 minutos). Sirva morno ou frio.

    Com vídeo fica mais fácil de fazer!

    Como fazer baguete
    Como fazer baguete

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas