Massa verde para macarrão, lasanha e ravioli

    Massa verde para macarrão, lasanha e ravioli

    Guarde essa receita!
    50mins


    2 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Aprenda massa verde com espinafre para fazer vários tipos de massas caseiras.

    Ingredientes
    Rende: 450 g de massa

    • 80 g de espinafre fresco
    • 300 g de farinha de trigo especial
    • 3 ovos grandes
    • 1 pitada de sal

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Tempo adicional:30mins descansando  ›  Pronto em:50mins 

    1. Lave o espinafre e retire os talos grossos. Coloque em uma panela com 2 colheres (sopa) de água, tampe e cozinhe por 10 minutos, ou até murchar. Escorra e deixe esfriar, então aperte bem para escorrer, deixando o espinafre o mais seco possível.
    2. Pique bem o espinafre.
    3. Coloque a farinha em uma bancada limpa, faça um buraco no meio e coloque os ovos, o sal e o espinafre picado.
    4. Bata os ovos com um garfo e incorpore o espinafre e um pouco da farinha ao lado dos ovos.
    5. Com uma espátula, vá trazendo mais farinha para o centro aos poucos, incorporando à massa. Se a massa estiver muito seca, adicione 1 colher (sopa) de água de cada vez.
    6. Quando a massa der liga e formar uma bola, comece a trabalhá-la com as mãos. Sove por cerca de 10 minutos, ou até formar uma massa homogênea e macia.
    7. Modele uma bola, coloque em uma tigela e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar.
    8. Abra a massa com um rolo ou uma máquina de macarrão.
    9. Usando rolo de macarrão

    10. Divida a massa em 3 partes iguais. Pegue uma parte, achate, e passe o rolo 5 ou 6 vezes. Vire a massa 45 graus para o lado e passe novamente cerca de 5-6 vezes, até a massa adquirir uma espessura homogênea.
    11. Para fazer lasanha: abra a massa até ficar com 1 mm de espessura. Usando um cortador retangular ou uma faca, corte as folhas do tamanho desejado, de forma que caibam no seu refratário. Transfira para um pano de prato enfarinhado e deixe descansar por 30 minutos.
    12. Para fazer tagliatelle: abra a massa um pouco mais grossa que a lasanha, cerca de 2 mm de espessura. Enfarinhe a massa generosamente e enrole. Corte o rolo em fatias de 7 mm. Desenrole rapidamente e transfira a massa para um pano de prato enfarinhado. Polvilhe mais farinha, pois assim ele não gruda. Deixe descansar por 30 minutos e depois cozinhe em água salgada fervente por 3-5 minutos.
    13. Usando máquina de macarrão

    14. Divida a massa em 3 partes iguais. Achate uma delas e passe pelo cilindro com a abertura maior. Polvilhe mais farinha, dobre a massa ao meio e passe pelo cilindro por mais 3-4 vezes, sempre enfarinhando e dobrando a massa entre cada passagem, até ela ficar homogênea, uniforme e não grudar mais.
    15. Diminua a abertura do cilindro para média. Passe a massa pelo cilindro uma vez. Diminua a abertura mais um pouco (penúltima abertura da máquina) e passe a massa mais uma vez.
    16. Para lasanha: corte a massa na metade. Passe uma das partes pelo cilindro com a menor abertura. Você vai obter uma folha de massa longa e bem fina. Coloque sobre um pano de prato enfarinhado e repita com o restante da massa.
    17. Corte as folhas de massa de modo que caibam no seu refratário. Deixe descansar por 30 minutos, e então monte a lasanha e asse.
    18. Para tagliatelle: Mantenha a massa um pouco mais grossa, passando uma única vez pela penúltima abertura mais fina. Corte cada folha de massa ao meio.
    19. Acople o acessório da máquina para cortar o macarrão e passe a massa para fazer tagliatelle. Use uma mão para girar a manivela e a outra mão para ir recolhendo a massa.
    20. Coloque o macarrão sobre um pano de prato enfarinhado e polvilhe mais farinha por cima. Deixe descansar por 30 minutos antes de cozinhar em água salgada por 3-5 minutos.

    Com vídeo fica mais fácil de fazer!

    Massa verde caseira para macarrão
    Massa verde caseira para macarrão

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas