Massa de pizza do Andrivaio

    Massa de pizza do Andrivaio

    4pessoas já guardaram
    1hora35mins


    15 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Receita super fácil e tranquila de se fazer. Apesar do número grande de etapas, elas são muito simples. É só seguir uma a uma que o resultado vai ser bom.

    Andrivaio Rio Grande do Sul, Brasil

    Ingredientes
    Serve: 8 

    • 2 colheres (sobremesa) rasas de açúcar
    • 150 ml de água morna
    • 1 pacote (10 g) de fermento biológioco seco Fleischmann®
    • 1 colher (chá) de sal
    • 2 colheres (sopa) de azeite
    • 2 xícaras (250 ml cada) de farinha de trigo

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 5mins  ›  Tempo adicional:1hora descansando  ›  Pronto em:1hora35mins 

    1. Ligue o forno no máximo.
    2. Em um potinho, dissolva o açúcar na água morna e acrescente o fermento. Misture bem e com calma, deixando ele agir por 15 minutos até formar uma espuma.
    3. Coloque a farinha em uma tigela, faça uma cratera no meio e coloque ali dentro o sal e o azeite.
    4. Derrame a espuma do fermento por cima e comece a misturar com a mão.
    5. Quado já estiver desgrudando da mão, polvilhe farinha na bancada e sove a massa até atingir o ponto da foto. Após isso, coloque um pouco de farinha no fundo da tigela, posicione a massa no centro e esfregue um pouquinho só de farinha por cima dela.
    6. Desligue o forno.
    7. Cubra a tigela com um pano e deixe a massa descansar no forno por 20 minutos, sem abrir a porta e levantando o pano pra espiar.
    8. Passados os 20 minutos, a massa vai ter dobrado de tamanho, então sove de novo e leve ao forno para descansar de novo por mais 20 minutos, até que ela dobre novamente.
    9. Agora é só abrir a massa. Polvilhe farinha na bancada, abra um pouco com a mão e depois comece a usar o rolo, sem se preocupar muito com o formato.
    10. Posicione a forma ou pedra e corte além do diâmetro dela.
    11. Coloque a massa sobre a forma ou pedra polvilhada com farinha e dobre uma vez a borda ao redor dela. Depois uma segunda vez, moldando o formato redondinho.
    12. Fure o disco com um garfo e espalhe um pouco de molho de tomate pela massa (sem exagerar) e leve ao forno por 5 ou 6 minutos, em temperatura máxima, até que a massa dê uma leve coradinha.
    13. Tire do forno e recheie ao seu gosto. Depois devolva ao forno até o queijo derreter.

    Dica

    Recomendo não exagerar no queijo, pois pode ser que a massa fique encharcada de gordura. Eu costumo dividir a massa em duas metades (depois da etapa 8) e abrir dois discos. Para cada disco uso 4 fatias de mussarela picada, o que dá certa de 100g de queijo. Outra dica, essa para quem tem cafeteiras Dolce Gusto automáticas. Os 150ml de água morna correspondem ao nível 4 da cafeteira. ;)

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas