Baklava

    Baklava

    58pessoas já guardaram
    1hora20mins


    1986 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Um doce tradicionalmente grego que é muito fácil de fazer. Mas que vai deixar todo mundo pensando que você é um grande chefe de cozinha.

    Ingredientes
    Serve: 18 

    • 1 xícara (225 g) de manteiga, derretida
    • 450 g de nozes picadas
    • 1 colher (chá) de canela em pó
    • 450 g de massa filo
    • 1 xícara (240 ml) de água
    • 1 xícara (200 g) de açúcar
    • 1/2 xícara (120 ml) de mel
    • 1 colher (chá) de baunilha

    Modo de preparo
    Preparo:20mins  ›  Cozimento: 1hora  ›  Pronto em:1hora20mins 

    1. Preaqueça o forno a 180 °C. Unte o fundo e as laterais de uma forma refratária (23x33 cm) com a manteiga derretida.
    2. Misture as nozes com a canela. Reserve.
    3. Abra a massa filo e corte-a do tamanho exato da sua forma. Cubra a massa com um pano úmido para que ela não seque enquanto você está utilizando-a. Forre a forma com duas folhas de filo, pincele a massa de cima com manteiga. Faça o mesmo processo até que tenha montado 8 camadas com as folhas de massa filo. Por cima da última camada, polvilhe de 2 a 3 colheres de sopa das nozes com a canela. Cubra as nozes com 2 folhas de filo. Pincele a folha de cima com manteiga, polvilhe-a com as nozes. Repita esse processo até que tenha de 6 a 8 camadas.
    4. Usando uma faca afiada, corte a massa no formato de losangos ou no formato de quadradinhos. A massa deve ser cortada até a última camada, no fundo da forma. Asse-a por aproximadamente 50 minutos ou até que a baklava esteja crocante e corada.
    5. Enquanto a baklava está assando, prepare a calda. Ferva a água com o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido acrescente o mel e a baunilha. Abaixe o fogo e deixe a calda cozinhar por 15 a 20 minutos, em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.
    6. Retire a baklava do forno e imediatamente regue-a com a calda. Deixe esfriar e sirva em forminhas de papel. Guarde a baklava sem tampa, para não ficar mole.

    Histórico

    Avaliações (5)

    Allrecipes
    Avaliado por:
    11

    @matheusrod - O Baklava está presente na história de vários povos, não se sabe bem ao certo de onde veio. Para os gregos, ele foi trazido da Äsia Menor e é parte da culinária deles, assim como dosturcos e outros povos da regiao metirrenãnea/oreiente médio. Há algumas diferenças entre as receitas. Por exemplo, o Baklava grego usa nozes e, em algumas receitas, amêndoas. Já o baklava do oriente médio usa pistachios, um ingrediente não muito usado na Grécia. - 25 ago 2014

    avala
    Avaliado por:
    2

    Desculpa mas aqui tem um erro, Baklava é uma sobremesa turca da Turquia. Por favor voces poderiam corrigir? http://pt.wikipedia.org/wiki/Baklava - 18 mai 2015

    Avaliado por:
    1

    Olá, Gostei muito da receita mas fiquei com uma dúvida. A receita está na área Árabe do site, contudo em sua descrição diz que o doce é tradicionalmente grego. Qual informação está correta? - 22 ago 2014

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas