Bolo de ovos sem lactose (aromatizado artificialmente)

    Bolo de ovos sem lactose (aromatizado artificialmente)

    3pessoas já guardaram
    55mins


    3 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Esta receita é direcionada a pessoas que desejam saborear uma massa de bolo de aniversário, mas tem alergia ou intolerância à lactose, e podem ingerir corantes e edulcorantes artificiais sem problemas. O bom desta receita é que, além de não conter lactose, a cada vez pode ser feita com um sabor diferente.

    OrianaCosta Rio Grande do Norte, Brasil

    Ingredientes
    Serve: 10 

    • 3 ovos (separar a clara das gemas);
    • 2 xícaras de açúcar
    • 3 xícaras de farinha de trigo sem fermento
    • 1 colher (sopa) de fermento químico
    • 1 envelope de refresco industrializado em pó de qualquer marca
    • 1/2 xícara de óleo de soja
    • 1/2 colher (café) de sal
    • Água para dar o ponto da massa

    Modo de preparo
    Preparo:15mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Pronto em:55mins 

    1. Misture as gemas, o açúcar e um pouquinho de água (a quantidade de água geralmente é o equivalente a uma xícara de cafezinho) com batedeira em velocidade alta até a mistura ficar com aspecto cremoso.
    2. Em seguida, acrescente a farinha de trigo, o fermento, o pó do refresco industrializado, e cerca de uma xícara de água, misturando tudo com colher de pau até obter uma massa cremosa; se a massa ainda estiver muito pesada para mexer, continue o processo colocando pequenas porções de água até a massa atingir o ponto desejado (a massa deve ficar cremosa, então, cuidado para não colocar água demais!)
    3. Logo após, acrescente o óleo e misture bem, até que desapareça completamente na massa.
    4. Num outro recipiente, junte às claras meia colherinha (das de mexer cafezinho) de sal, e bata até ponto de neve, depois junte delicadamente à massa, até que toda a clara tenha se misturado completamente a ela.
    5. Acenda o forno e deixe-o esquentar em temperatura máxima até o momento de colocar as formas. Enquanto o forno esquenta, unte a(s) forma(s) com margarina, manteiga ou óleo de soja, e polvilhe com farinha de trigo.
    6. Coloque a massa na(s) forma(s) (deixando o espaço adequado pra que elas cresçam sem derramar no forno) e em seguida leve-a ao forno para assar. Deixe os primeiros 5 minutos na temperatura máxima do forno e o restante do processo (que leva cerca de 35 minutos) na temperatura média (aproximadamente 230 graus).

    Dica

    Esta receita pode ser feita tanto com formas de buraco como retangulares; rende dois bolos pequenos ou um bolo médio.

    Histórico

    Avaliações (1)

    OrianaCosta
    Avaliado por:
    1

    - Avaliado em: - 07 ago 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas