Tortilla Galega (fritada galega)

    Tortilla Galega (fritada galega)

    2pessoas já guardaram
    30mins


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: De rápido preparo, pode ser consumida em qualquer das refeições. Segue aqui uma receita para quatro porções.

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 2 batatas médias
    • 1 cebola pequena
    • Óleo para fritar a cebola
    • 1 ovo inteiro
    • Sal a gosto
    • 1 pitada de pimenta em pó
    • 2 colheres (sopa) rasas de manteiga para fritar a tortilha
    • Tiras finas de pimentão vermelho para decorar

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Pronto em:30mins 

    1. Corte as batatas pela metade, ao comprido. Coloque a face cortada na tábua, e corte-as então em tiras finas. Cozinhe até amolecer. Escorra bem e coloque numa tigela.
    2. Corte a cebola em tiras muito finas e frite-as no óleo até dourar, sem queimar. Escorra o excesso de óleo passando-a à mesma tigela das batatas. Misture tudo bem.
    3. Quebre um ovo sobre a mistura da tigela.
    4. Salpimente a mistura revirando tudo com cuidado para não quebrar demais as batatas.
    5. Ponha uma frigideira antiaderente rasa ao fogo com uma colher rasa de manteiga. Esquentando bem, passe a mistura à frigideira (fogo baixo para não queimar). Cubra a frigideira com uma tampa por uns minutos. Verifique se a tortilha já começa a escurecer um pouco nas beiradas, levantando-as com uma espátula.
    6. Sentindo estar algo firme a tortilha, retire a frigideira do fogo a cobrindo com um prato. Com uma mão, segure o cabo da frigideira; com a outra, segure o prato com firmeza. Vire prato e frigideira juntos, de "ponta cabeça", deixando o prato por baixo e a frigideira virada acima. A tortilha vai se desprender da frigideira, ficando no prato.
    7. Volte a frigideira ao fogo, pondo ali mais um pouco de manteiga. Deslize a tortilha na frigideira deixando-a fritar mais um pouco. Com movimentos leves, deixe soltar a tortilha do fundo da frigideira. Sentindo firmeza geral, desligue o fogo, espere um pouco e passe a tortilha ao prato de servir. Decore com as tiras do pimentão.
    8. Espere esfriar e consuma logo ou espere até o outro dia, quando a tortilha estará mais firme e mais saborosa. Em viagens, envolva as porções em papel alumínio.

    Dica

    Comer com calma para melhor saborear a delícia.

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas