Merengue (suspiro) vegano

    Merengue (suspiro) vegano

    2pessoas já guardaram
    2horas15mins


    20 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Suspiros sem ovos, feitos com a água do cozimento do grão-de-bico (aqua faba). É melhor usar a água do grão-de-bico em lata pois é mais viscosa. Se for fazer a sua, deixe a água esfriar na panela com o grão-de-bico completamente (de um dia para o outro, na geladeira), e use-a fria. O cremor de tártaro é necessário para estabilizar o merengue e pode ser encontrado em casas de produtos de confeitaria e grandes supermercados.

    Rita Washington, Estados Unidos

    Ingredientes
    Rende: 50 suspiros pequenos, aproximadamente

    • 1 lata de grão-de-bico
    • 1/4 colher (chá) de cremor de tártaro
    • 3/4 xícara de açúcar refinado
    • 1/2 colher (chá) de baunilha (opcional)

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 1hora45mins  ›  Pronto em:2horas15mins 

    1. Abra a lata do grão-de-bico e escorra o líquido em uma peneira sobre uma tigela. Reserve o grão-de-bico para outro uso.
    2. Separe 1/2 xícara (120ml) do líquido do grão-de-bico (aqua faba). Coloque na tigela da batedeira e acrescente o cremor de tártaro. Ligue a batedeira em velocidade alta e bata bem até começar a formar picos moles.
    3. Comece a acrescentar o açúcar aos poucos, sempre batendo, até formar um merengue firme e brilhante. Acrescente a baunilha ou outra essência ao seu gosto, se quiser.
    4. Preaqueça o forno em temperatura baixa (93ºC).
    5. Coloque o merengue num saco de confeiteiro e faça suspiros numa assadeira forrada com papel vegetal.
    6. Leve ao forno até ficarem prontos. Os suspiros estão prontos quando se desprendem facilmente do papel, sem grudar. No meu forno, fiz suspiros de 3cm de diâmetro e assei por 1 hora e 45 minutos.
    7. Deixe esfriar antes de passar para um recipiente hermético.

    Com vídeo fica mais fácil de fazer!

    Como fazer suspiro vegano (sem ovo)
    Como fazer suspiro vegano (sem ovo)

    Histórico

    Avaliações (4)

    Rita
    Avaliado por:
    2

    Oi CrisKlamtKuhn, que pena que não deu certo! Você usou o cremor de tártaro? Ele é necessário para estabilizar o merengue. Essa receita funcionou pra mim de primeira, usando uma batedeira planetária em alta velocidade e colocando o açúcar aos poucos. Tenta de novo! AndreaDantasdeAssis - eu já vi gente usando gotinhas de limão no lugar do cremor tártaro, com sucesso, mas eu nunca tentei. Outra coisa que vejo muito é o uso da goma xantana como estabilizador, se você tiver em casa, use uma colherzinha de café e veja se dá certo. - 16 abr 2015

    meuspequenoseeu
    Avaliado por:
    0

    Fiz a receita usando goma xantana como estabilizador. Consegui chegar ao ponto desejado. Rendeu muito e precisei de duas formas para assar. A primeira forma tentei assar na temperatura mais baixa do meu forno, mas derreteu tudo. A segunda forma, usei um truque de um video do YouTube e coloquei uma colher de pau para segurar a porta do forno aberta e deu tudo certo, não derreteu, deixei assando por umas duas horas. Quando acabou de assar estava ótimo, sequinho, mas uma meia hora depois ficou úmido por fora e deformando quando tocava, acho que tirei do forno antes do ponto. - 05 jun 2015

    AndreaDantasdeAssis
    Avaliado por:
    0

    Estou na segunda tentativa. Vai tudo bem até ir P o forno. Derrete. Substitui o cremor tartaro por suco de limão. Será que foi isso? - 27 abr 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas