Pão de batata

    Pão de batata

    22pessoas já guardaram
    2horas50mins


    105 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Um pão molhadinho feito com purê de batata. Fica delicioso com sopa ou ensopados. Essa receita faz 2 pães.

    Ingredientes
    Serve: 24 

    • 1 batata descascada e cortada em cubos
    • 1 1/2 xícara (360 ml) de água
    • 14 g de fermento biológico seco
    • 6 1/2 xícaras (810 g) de farinha de trigo
    • 3 colheres (sopa) de açúcar
    • 2 colheres (sopa) ou 30 g de manteiga
    • 1 colher (sopa) de sal
    • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Cozimento: 50mins  ›  Tempo adicional:1hora30mins descansando  ›  Pronto em:2horas50mins 

    1. Em uma panela média, cozinhe as batatas na água por aproximadamente 12 minutos, ou até que amoleçam. Não escorra. Deixe a mistura esfriar até 43 º C. Separe meia xícara (120 ml) do líquido do cozimento. Amasse as batatas e o líquido restante. Caso necessário, adicione água quente para fazer 2 xícaras de purê de batata.
    2. Em uma tigela grande, acrescente o fermento à meia xícara de água reservada do cozimento da batata. Adicione a mistura de purê de batata, 2/3 da farinha, o açúcar, a manteiga e o sal. Bata com uma batedeira em velocidade baixa por um minuto, raspando os lados da tigela constantemente. Bata por 3 minutos em alta velocidade. Acrescente oquanto puder da farinha restante à mão.
    3. Coloque a massa em uma superfície levemente polvilhada com farinha. Trabalhe a massa com o restante da farinha até que ela fique relativamente consistente. Trabalhe-a por 6 a 8 minutos ou até que a massa fique homogênea e elástica. Coloque-a em uma tigela untada, vire-a uma vez para cobri-la de óleo e cubra. Deixe crescer em local morno até que dobre de volume (cerca de 1 hora).
    4. Amasse a massa e passe-a para uma superfície de trabalho levemente polvilhada com farinha. Divida a massa ao meio. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Dê forma de pão à cada metade. Coloque-as em formas de pão untadas e cubra-as. Deixe que cresçam até quase dobrarem de tamanho (cerca de 35 minutos). Antes de assar, pincele a parte de cima com um pouco de água e polvilhe com mais farinha.
    5. Asse a 190° C por 40 a 45 minutos. Cubra com papel alumínio nos últimos 15 minutos de cozimento para evitar que os pães escureçam demais. Desenforme e deixe esfriar.

    Histórico

    Avaliações (1)

    rofigueira114
    Avaliado por:
    11

    Qual a quantidade exata de farinha de trigo, está escrito: 6 1/2 xícaras (810 g) de farinha de trigo e depois tem: 2 colheres (sopa) de farinha de trigo? Uma batata dá duas xícaras de purê de batata? Obrigada - 20 nov 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas