Siri à moda do Vava

    Siri à moda do Vava

    1pessoa já guardou
    10horas


    1 pessoa fez essa receita

    Sobre a receita: Prato afrodisíaco e super saboroso.

    dcvalencio São Paulo, Brasil

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 6 a 8 siris
    • 1/4 de maço de coentro com cebolinha
    • Pimentão verde, amarelo e vermelho (1/2 de cada) em tiras
    • 2 cenouras cortadas em rodinhas finas
    • Pitada de tempero baiano moído na hora
    • 1 cebola roxa inteira cortada em rodelas
    • 1 cebola branca inteira cortada em rodelas
    • 1 cabeça inteira de alho roxo ralada
    • Sal a gosto
    • 1/2 xícara de azeite puro
    • Farinha de mandioca ou outra que você mais gostar

    Modo de preparo
    Preparo:2horas  ›  Tempo adicional:8horas esfriando  ›  Pronto em:10horas 

    1. Limpe os siris lavando as partes externas com uma escovinha até tirar a sujeira e depois retire a tampa deles puxando-a de baixo para cima. Em seguida lave as partes internas debaixo da torneira passando o dedos por dentro até sair toda a sujeira, ficando somente partes com carne. Após limpar todos eles coloque-os dentro de uma panela de pressão de modo que fiquem bem alojados uniformemente.
    2. Coloque sobre os siris que estão dentro da panela de pressão o coentro com cebolinha, as três metades dos pimentões, as rodelas de cenoura, o tempero baiano, as rodelas de cebolas roxa e branca, metade da cabeça de alho ralado.
    3. Coloque água até cobrir tudo, passando uns dois dedos acima do nível dos ingredientes, feche e ponha no fogo alto por 1 hora mais ou menos (tempo aproximado como se fosse panela de pressão com feijão).
    4. Após este tempo, abra a panela de pressão, coloque o sal a gosto (experimente o sal pois esta é a etapa que deve ser feita uma única vez), frite no azeite o restante da cabeça de alho ralado e despeje dentro da panela de pressão sobre os ingredientes. Feche e deixe ferver por mais 1/2 hora mais ou menos.
    5. Agora vem o segredo: retire a panela do fogo e deixe-a em algum canto até esfriar completamente (eu deixo até o dia seguinte). Quando estiver bem fria, recoloque no fogo e deixe até iniciar a fervura; iniciando a fervura, desligue o fogo.
    6. De sua maneira convencional, abra a panela com os devidos cuidados e sirva à vontade colocando a farinha que você mais gosta sobre o caldo pronto. A esta altura toda a carne de dentro das pernas do siri deve estar solta, onde você deverá pegar uma perna e fazer de canudinho chupando a sopa, pois quando o liquido passar por dentro da perna do siri a carne irá todinha para sua boca sem esforços e sem ter o trabalho de quebrar para retirar a carne.
    7. Cuidado! Após abrir a panela de pressão, você estará sujeito a receber visitas inesperadas, pois o cheiro irá busca-las que nem o Pica Pau do desenho. Não acredita? Depois você me conta se é ou não é verdade!
    8. AH sim! Ja ia me esquecendo, após degustar o delicioso prato, não estranhe se começar a sentir alguma coisa esquentando por dentro, pois, tanto nós aqui em casa quanto os meus antigos clientes da minha antiga lanchonete sentiram este " foguinho" (todos os casais juntos) e aí é só aproveitar.

    Dica

    A quantidade de legumes pode ser alterada a gosto de cada um, porém aconselho a fazer a primeira vez desta maneira. Pode ser feito também com caranguejo, porém o efeito " esperado" diverge um pouco do original, mas fica saboroso também. O tempero baiano deve ser comprado na feira livre e moído na hora, pede para a vendedora por pimenta de cheiro e uma pitadinha da pimenta vermelha.

    Veja no meu blog

    DCValencio Prestação de Serviços

    Histórico

    Avaliações (0)

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas