Bolo de chocolate peteleco

    Bolo de chocolate peteleco

    5pessoas já guardaram
    50mins


    22 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Um simples bolo de chocolate fácil e rápido! Fica fofinho e delicioso! Aprendi com a minha mãe, que, por sua vez, aprendeu com a mãe dela, e assim por diante.

    Heleninha Rio de Janeiro, Brasil

    Ingredientes
    Serve: 8 

    • 3 xícaras de farinha de trigo
    • 2 xícaras de açúcar
    • 1 xícara de chocolate em pó
    • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
    • 1 colher de (chá) de fermento químico em pó
    • 1 xícara (chá) de óleo
    • 2 ovos inteiros
    • 2 xícaras (chá) de água fervente
    • Margarina (ou manteiga) e farinha de trigo para untar

    Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Pronto em:50mins 

    1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) e unte e enfarinhe uma forma.
    2. Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo, o açúcar, e o chocolate em pó. Acrescente o bicarbonato de sódio e o fermento químico em pó (se preferir, você pode usar farinha de trigo enriquecida com fermento, dispensando assim a colher de chá de fermento da receita).
    3. Junte o óleo e o ovos, mexendo bem. Por último, adicione a água fervente, aos poucos, para não cozinhar os ovos.
    4. Em uma forma previamente untada e enfarinhada, despeje a massa. Asse em forno preaquecido por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.
    5. Atenção! Essa receita rende bastante, por isso certifique-se de usar uma tigela bem grande para misturar os ingredientes, e um forma também grande, para não escorrer massa para fora! O bolo cresce muito!
    6. O bolo por si só fica ótimo, mas se quiser, pode colocar uma cobertura. Eu costumo fazer um brigadeiro normal, ou uma ganache de chocolate (creme de leite e barra de chocolate derretidos em banho-maria para não queimar). Espere o bolo esfriar um pouco para cobri-lo.

    Dicas:

    1. Em bolos de chocolate, sempre use uma colher de chá de bicarbonato de sódio, pois ele realça a cor e o sabor do chocolate. 2. Se preferir, ao invés de usar farinha para untar a forma, use um pouco do chocolate em pó, assim não fica aquele "esbranquiçado" nas laterais do bolo. Atenção, essa dica é só para bolos de chocolate, ou de massa mais "escura". 3. Ao assar bolos, nunca abra a porta do forno antes de, no mínimo, 20 a 30 minutos. Isso atrapalha o cozimento e o crescimento da massa. 4. Se quiser desenformar o bolo, espere esfriar/amornar um pouco. Caso contrário, o bolo pode se "quebrar" todo. O único bolo que pode e deve ser desenformado ainda quente é o de massa de pão-de-ló.

    Histórico

    Avaliações (1)

    Avaliado por:
    0

    Gente, acabei de fazer!!! Eu coloquei nele recheio e cobertura de brigadeiro. Ficou uma delícia!!! Aprovadíssimo!!!! - 27 set 2015

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas