Acarajé ultra rápido

    Acarajé ultra rápido

    13pessoas já guardaram
    2horas30mins


    43 pessoas fizeram essa receita

    Sobre a receita: Ao tentar aprender sobre esse prato, ouvindo as instruções das baianas do acarajé em Porto Seguro, verifiquei que seu preparo era muito demorado e alguns de seus ingredientes só são bem aceitos por quem já está acostumado com eles, caso do dendê e da pimenta. Como esse prato é delicioso, procurei uma maneira de, sem alterar a autenticidade ou o sabor, abreviar seu preparo.....e isso é o que apresentamos aqui. Esse bolinho é servido recheado com vatapá, camarão pequeno, vinagrete e uma massa de pimenta.

    leostiefjr Minas Gerais, Brasil

    Ingredientes
    Serve: 4 

    • 1/2 kg de feijão fradinho (conhecido como verde ou de corda em alguns lugares)
    • 4 cebolas médias ou grandes
    • Salsinha a gosto
    • Cebolinha a gosto
    • Sal a gosto
    • Água, o quanto necessário
    • 1 litro de óleo de soja
    • 4 colheres (sopa) de dendê

    Modo de preparo
    Preparo:30mins  ›  Tempo adicional:2horas  ›  Pronto em:2horas30mins 

    1. Num processador ou liquidificador coloque o feijão seco em pequenas quantidades, uma xícara por vez, e no pulsar, quebre os grãos ate que formem um farelo fino (não deixe virar pó fino). Reserve numa tigela grande.
    2. No liquidificador bata 3 cebolas, a salsinha, a cebolinha, o sal e meio copo de água, de modo a formar um creme bem ralo. Reserve.
    3. Na tigela onde está reservado o feijão, vá colocando aos poucos a cebola batida e misture com as mãos até obter uma massa macia mas não muito, que ao se passar uma colher por ela, o rastro da colher demore um pouco a se fechar. Acrescente água atá atingir o ponto certo. Bata com uma colher de pau para homogenizar e deixe descansando na geladeira por 2 horas.
    4. Numa panela para fritura grande, aqueça a mistura de óleo de soja e dendê até aproximadamente 150ºC.
    5. Para obter o formato tradicional do bolinho, utilize duas colheres como molde e coloque com delicadeza o bolinho no óleo, retirando quando estiver com a cor igual a da foto. Sirva com vatapá, camarão, vinagrete e pimenta batida.
    6. Para fazer os acompanhamentos veja Vatapa do alemão de bh e tambem Pimenta para acarajé do alemão de BH

    Dica

    Para evitar que o óleo solte fumaça e queime, deixando gosto no bolinho, coloque dentro da panela do óleo uma cebola média inteira, com casca e tudo, durante o tempo que estiver fritando os bolinhos. Isso evita a fumaça, não deixa o óleo queimar e ainda acrescenta sabor. Se estiver usando fritadeira elétrica com controle de temperatura, não é necessário esse recurso.

    Histórico

    Avaliações (1)

    Avaliado por:
    0

    Maravilhooooooooza👏👏👏👏👏👏👏👏❤💋 - 03 out 2016

    Escreva sua avaliação

    Dê sua nota com estrelas