PARTICIPE GRÁTIS

Guarde suas receitas favoritas! Adicione etiquetas, avaliações, receitas e muito mais. Fácil e grátis!

Categorias relacionadas


9 dicas para fazer pão sem glúten

Artigo: Dr. Fiorella Amodio  |  Foto: B Spradley
9 dicas para fazer pão sem glúten
1 de 1
<
>
Fazer pão sem as propriedades únicas que o glúten traz é sempre um desafio, mas não é impossível! Para fazer os melhores pães sem glúten, bem parecidos com os pães "de verdade", use uma mistura de farinhas sem glúten e veja as dicas úteis abaixo.

Massa mole é melhor
1
Quando você converte diretamente uma receita de pão com farinha de trigo em pão sem glúten, a massa precisa de mais líquido. Ela vai ficar bem mole, mas é exatamente assim que tem que ser! Já que farinhas sem glúten demoram mais para absorver líquidos, a massa vai secando e tomando forma enquanto assa. Ao fim do cozimento, vai parecer um pão de verdade. Não ache que você precisa consertar a massa e adicionar mais farinha; isso só vai atrapalhar e tornar o pão muito duro.
Sem sova
2
Sovar a massa serve para ativar o glúten e deixar a massa elástica; uma vez que não há glúten, não tem motivo para sovar a massa. Você só precisa misturar os ingredientes, e para isso uma batedeira é a melhor pedida. Máquina de pão também funciona muito bem para pão sem glúten.
Fermento
3
Recomendamos essa técnica na hora de colocar o fermento: misture os ingredientes líquidos com os ingredientes secos; misture por 1 minuto, deixe descansar por 1 minuto; repita a operação 4 a 5 vezes. A massa vai continuar mole e líquida, mas vão aparecer bolhinhas, o que indica que o fermento foi ativado.
Deixe a massa crescer
4
Deixar a massa crescer é fundamental em qualquer receita de pão, mas pães sem glúten só precisam de uma única etapa de crescimento, ao contrário de pães feitos com farinha de trigo. Nosso método sugerido é aquecer o forno a 90 graus, desligar quando atingir essa temperatura e colocar uma assadeira rasa com água quente na prateleira de baixo. Coloque o pão na sua própria assadeira, cubra com um pano de prato úmido e coloque na prateleira do meio no forno. Deixe crescer por 20-30 minutos, ou até dobrar de tamanho.
Prática
5
Comece com receitas específicas de pão sem glúten. À medida em que você ganhar confiança, pode começar a converter receitas de pão com farinha de trigo em pão sem glúten.
Gomas
6
Gomas como guar ou xantana são fundamentais em receitas de pão sem glúten. Elas são agentes espessantes que ajudam a segurar o vapor dentro da massa enquanto é assada, o que influencia na textura do pão. Se você tem alguma intolerância a essas gomas, substitua por sementes de chia ou de linhaça moídas, ou psyllium em pó, que funciona muito bem com pães. Esses ingredientes também absorvem água e evitam que a massa fique muito líquida.
Conversão de medidas
1 colher (chá) de goma = 2 colheres (chá) de sementes de linhaça moídas = 2 colheres (chá) de psyllium em pó
Temperatura
7
Para fazer pão sem glúten é recomendado deixar todos os ingredientes em temperatura ambiente, especialmente em receitas que levam fermento biológico, pois ele precisa de calor para ser ativado.
Receitas com ovos
8
Comece com receitas de pão sem glúten que levam ovos, que adicionam proteína, umidade e estrutura à massa. Essas receitas são fáceis e mais garantidas de dar certo.
Água com gás
9
Prefira água com gás ou mesmo cerveja ao invés de água comum em receitas de pão sem glúten. Isso dá mais volume à massa e deixa o pão com aqueles buraquinhos típicos.
Artigo fornecido por:
Allrecipes

  Minhas avaliações

Qual a sua opinião? Comente e/ou avalie. Clique para inserir emoticon

Que nota você dá?

Regular Excelente
Qual foi o nível de dificuldade?

Histórico

Histórico


Minhas buscas


Receitas relacionadas