PARTICIPE GRÁTIS

Guarde suas receitas favoritas! Adicione etiquetas, avaliações, receitas e muito mais. Fácil e grátis!

Categorias relacionadas


Como cozinhar macarrão - 7 dicas úteis

Artigo: Allrecipes   
Quanta água devo usar para cozinhar macarrão? Devo enxaguar o macarrão cozido? Este artigo responde essas e outras dúvidas que quase todo mundo tem na hora de preparar esse prato tão comum nas cozinhas brasileiras.

Quanta água?
1
A quantidade de água é relativa à quantidade de macarrão. A regra geral é 1 litro de água e 10 g de sal para cada 100 g de macarrão (10 g de sal equivale a 2 colheres de chá). Por exemplo, se você vai cozinhar 500 g de macarrão, vai precisar de 5 litros de água e 50 g de sal (ou 10 colheres chá). Certifique-se de usar uma panela grande para que o macarrão tenha bastante espaço e não grude.
Dica
Não há necessidade de adicionar um fio de óleo na água do cozimento, a não ser que você esteja cozinhando uma grande quantidade de macarrão e não tenha uma panela grande o suficiente. O óleo vai ajudar o macarrão a não grudar nesse caso.
Quando colocar o macarrão?
2
Não pense que colocar o macarrão pra cozinhar antes da água ferver vai acelerar o processo! Isso só vai deixar o macarrão mole e grudento. Espere a água ferver completamente para colocar o macarrão. Já o sal na água pode ser colocado em qualquer momento antes do macarrão, seja com a água ainda fria ou já fervendo.
E se o macarrão não couber na panela?
3
Nunca quebre o macarrão antes de cozinhar, pois isso vai alterar a textura do prato. Adicione todo o macarrão de pé na panela, e assim que a parte de baixo amolecer, empurre delicadamente o macarrão que ficou pra fora até ficar submerso.
Qual o tempo de cozimento?
4
Quando estiver em dúvida, siga as instruções da embalagem, mas a regra geral é 2-5 minutos para massa com ovos, e 7-18 minutos para massa de sêmola. Como saber se o macarrão está al dente? Basta provar!
Dica
Macarrão deve ser cozido imediatamente antes de ser servido. Nunca cozinhe com antecedência e requente na hora de servir - o resultado vai ser um macarrão mole demais e grudento.
Devo enxaguar?
5
Depois que escorrer o macarrão, resista à tentação de enxaguá-lo debaixo da torneira. Isso vai remover completamente o amido necessário para "colar" o molho no macarrão. Essa dica serve até mesmo para salada de macarrão; simplesmente regue com um pouco de azeite, misture e deixe esfriar.
E o molho?
6
Se estiver usando um molho mais líquido, como molho de tomate ou à bolonhesa, misture o molho com o macarrão em uma tigela grande, mexendo delicadamente para o macarrão incorporar bem o molho.
E se não tiver molho?
7
Se você não for usar um molho líquido e o macarrão for servido só com ingredientes como legumes, cogumelos, ou for um macarrão alho e óleo, por exemplo, transfira o macarrão já escorrido para a frigideira com os demais ingredientes cerca de 1 minuto antes do final do seu cozimento. Junte uma colherada da água do cozimento, misture e termine de cozinhar até o macarrão ficar al dente.
Artigo fornecido por:
Allrecipes

  Minhas avaliações

Qual a sua opinião? Comente e/ou avalie. Clique para inserir emoticon

Que nota você dá?

Regular Excelente
Qual foi o nível de dificuldade?

Histórico

Histórico


Minhas buscas


Receitas relacionadas