Como fazer brigadeiro

Artigo: Rita Turner  |  Foto: Rita Turner
Como fazer brigadeiro
1 de 5
<
>
O docinho mais famoso do Brasil é também um dos mais fáceis de preparar. Mas há alguns cuidados e dicas que devem ser observados para que o seu brigadeiro saia perfeito e com aquele sabor gostoso de infância.
Receitas de brigadeiro

Ingredientes
foto passo a passo
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ver dica)
1 colher (sopa) de manteiga
Chocolate granulado para revestir
Dica:
Evite usar o achocolatado em pó, que tem menos teor de cacau do que o chocolate em pó. Porém, se for usá-lo, aumente a quantidade para 6-8 colheres, até dar a cor escurinha do brigadeiro.
Brigadeiro passo a passo
1. Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e comece a mexer. A princípio a massa vai ser da mesma consistência do leite condensado e aos poucos vai engrossando e ficando mais pesada.
foto passo a passo
2. É importante não parar de mexer, pois o brigadeiro pode grudar no fundo da panela. O ponto do brigadeiro é quando você começar a ver que ele está se desgrudando dos lados da panela e, passando a espátula no fundo, você pode fazer um traço e ver o fundo da panela.
foto passo a passo
3. Despeje o brigadeiro no prato untado com manteiga e deixe esfriar.
Fuja da tentação
Não se preocupe se a massa não parecer muito maleável nesse ponto. O brigadeiro vai endurecer na medida em que esfria, portanto, resista à tentação de deixá-lo no fogo por mais uns minutos, pois a massa vai ficar dura depois que esfriar, tipo puxa-puxa.
foto passo a passo
4. Depois de frio, é hora e enrolar os brigadeiros. Unte as mãos e uma colher de chá com manteiga. Retire colheradas da massa e forme bolinhas com as mãos. Passe no chocolate granulado e coloque nas forminhas.
Dicas de ouro
  • Se a massa grudou no fundo da panela, não tente raspá-la. Retire o que você puder do brigadeiro e o que ficou na panela você já sabe, coma de colher!
  • Use uma panela de fundo grosso para evitar que a panela esquente demais e a massa grude no fundo
  • Antes de levar os ingredientes ao fogo, deixe pronto um prato untado com manteiga para você despejar o brigadeiro assim que ele chegar ao ponto, pois a massa continuará a cozinhar com o calor da panela, mesmo fora da chama
  • E o creme de leite?
    O brigadeiro tradicional não leva creme de leite, mas há quem prefira essa versão do brigadeiro, geralmente usada para fazer brigadeiros mais moles, como o de copinho. A adição do creme de leite aumenta o teor de gordura do doce e consequentemente deixa-o com uma textura um pouco mais cremosa. Também vai render mais. Porém, a massa irá levar mais tempo para chegar ao ponto, ou seja, mais braçadas na boca do fogão para você. Use 1 caixinha de creme de leite para cada receita de brigadeiro.
    Artigo fornecido por:
    Allrecipes

      Minhas avaliações

    Qual a sua opinião? Comente e/ou avalie. Clique para inserir emoticon

    Que nota você dá?

    Regular Excelente
    Qual foi o nível de dificuldade?

    Histórico

    Histórico


    Minhas buscas


    Receitas relacionadas