PARTICIPE GRÁTIS

Guarde suas receitas favoritas! Adicione etiquetas, avaliações, receitas e muito mais. Fácil e grátis!

Categorias relacionadas


Como descascar alho

Artigo: Equipe Allrecipes  |  Foto: Allrecipes
Como descascar alho
1 de 5
<
>
O alho está presente em vários pratos e possui um aroma intenso quando cru, portanto é bom aprender a manuseá-lo da maneira mais eficiente e rápida possível.
Nesse artigo vamos explicar três maneiras diferentes de retirar a casca do alho:
  • Método da água quente
  • Método do micro-ondas
  • Método da faca

Método da água quente

Nesse método a água fervendo é usada para amaciar a casca do alho, facilitando a sua remoção.
Coloque os dentes de alho a serem descascados numa tigela pequena. Cubra com água fervendo e espere alguns minutos. Escorra a água e remova as cascas do alho.
Método do micro-ondas

Ao contrário do método anterior, esse método seca as cascas de alho, fazendo com que elas trinquem e estourem, como pipoca, no calor do micro-ondas. Cuidado para não deixar o alho por muito tempo no micro-ondas, ou ele vai cozinhar.
Coloque os dentes de alho em um recipiente que pode ir ao micro-ondas. Ligue o micro-ondas na potência máxima por aproximadamente 10 segundos ou até você ouvir um barulho parecido ao de pipoca estourando. Abra e veja se a casca do alho já está rachada. Caso precise de mais tempo no micro-ondas, continue o mesmo processo, em intervalos e 5 segundos.
foto passo a passo
Método da faca

O segredo desse método está no golpe da faca sobre o alho, por isso, use uma faca grande e trabalhe sobre uma superfície plana e lisa, de preferência uma tábua de cozinha.

1. Primeiro, separe a quantidade de alho que você precisa, retirando os dentes da cabeça do alho e transfira para uma tábua de cozinha.
foto passo a passo
2. Com uma faca tipo chef (sem serra e com lâmina larga), faça um corte na extremidade do alho que estava presa à raiz. Ainda com a faca na mesma posição, puxe o dente de alho para cima, no sentido contrário à superfície, deixando a casca da parte de baixo do alho na tábua. Uma parte da casca já vai sair nesse passo.
foto passo a passo
3. Para remover o resto da casca do alho, coloque-o sobre a tábua com o lado mais plano virado para baixo. Vire a faca de modo que a lâmina fique perpendicular à tábua. Com a palma da mão, dê um golpe rápido e preciso em cima da faca. Cuidado para não dar um golpe muito forte, para não esmagar o alho por completo. A força do golpe tem que ser o suficiente para achatá-lo, mas sem esmagá-lo. Se o alho for completamente esmagado, será mais difícil de manuseá-lo, pois ele ficará pegajoso. Esmagar o alho também causa oxidação, o que pode deixar o alho com um gosto amargo.
foto passo a passo
4. Nesta altura, você pode remover facilmente o resto da casca e usar o dente de alho como quiser, fatiado, picado, socado no pilão ou inteiro mesmo.
Veja também: como picar alho
Artigo fornecido por:
Allrecipes

  Minhas avaliações

Qual a sua opinião? Comente e/ou avalie. Clique para inserir emoticon

Que nota você dá?

Regular Excelente
Qual foi o nível de dificuldade?

Histórico

Histórico


Minhas buscas


Receitas relacionadas